05/05/17 14h49

Semana do MEI investe em capacitação on line e orientação

Programações presencial e digital estão repletas de atividades voltadas para o Microempreendedor Individual, de 8 a 13 de maio

Sebrae

O interesse pelo empreendedorismo cresce no país e já é uma opção de renda para muitos brasileiros que perderam o emprego com carteira assinada. Para apoiar esses empresários em potencial, ajudar na sua formalização, capacitá-los como microempreendedores individuais e orientá-los em gestão e finanças, o Sebrae promove em maio a Semana do MEI.

De 8 a 13, estão previstas ações presenciais em quase mil cidades de todo o país, além de uma extensa programação digital. Também haverá atividades de orientação financeira, incentivando a adimplência do MEI e a renegociação de dívidas.

O presidente do Sebrae Guilherme Afif Domingos destaca a importância da iniciativa, “sem dúvida é o maior programa de inclusão econômica e social do mundo na atualidade, é a porta de entrada para aquele que quer dar o primeiro passo no empreendedorismo”, afirma Afif, destacando que existem hoje no país 7 milhões de MEI.

Programação

A programação presencial fica a cargo de cada estado e pode ser visualizada aqui. Serão oferecidas palestras, oficinas e várias capacitações com especialistas em pequenos negócios, em que serão abordados temas como plano de negócio, compras governamentais, inovação, sustentabilidade, entre outros. O Sebrae também disponibilizará um canal on line de atendimento para o MEI durante os dias de evento por meio do Fale com o Especialista.

Ao longo da semana estão previstos também três palestras virtuais Papo de Negócio, em que um palestrante comenta sobre um tema específico e, ao longo da semana, os internautas mandam perguntas sobre o assunto, que são respondidas na sexta-feira, em vídeo. Também devem ser realizados dois Facebook lives com especialistas em previdência e tributação do MEI. Veja mais informações abaixo.

Também estão disponíveis conteúdos do Sebrae voltados para o MEI na página http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei/Conteudos.

Educação Financeira

Em paralelo à Semana do MEI, a Semana de Educação Financeira, iniciativa anual do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), vai realizar ações presenciais, como renegociação de dívidas, e virtuais sobre educação financeira e empreendedora para jovens e adultos.

Durante a Semana Enef, o Sebrae anunciará parceria com o Banco Central e o Conef para oferecer dois produtos: uma palestra virtual sobre gestão de finanças pessoais e a série de vídeos Eu e Meu Dinheiro. Eles estarão disponíveis no link https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br.  Também está previsto um serviço on line de renegociação de dívidas bancárias para o MEI, com condições diferenciadas de 8 a 13 de maio. Os interessados poderão acessar o site www.consumidor.gov.br.  

Programação digital da Semana do MEI (de 8 a 13 de maio):

Papo de Negócio

Segunda-feira (8) e sexta-feira (12)

Como usar as ferramentas digitais para aumentar suas vendas?

Palestrante: Tony Ventura, pesquisador dedicado à seleção das melhores ferramentas tecnológicas para facilitar a vida das pessoas e organizações, gerando resultados a curto prazo.

MEI: saiba como garantir seus direitos e benefícios

Palestrante: Hélia Santos, do Sebrae no Distrito Federal.

Dicas de finanças para o MEI

Palestrante: João Evangelista de Sousa Filho, analista do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira (DEPEF) do Banco Central.

Facebook Live

Terça-feira (9)

16h: Previdência social.

Palestrante: Filipe Leite Peixoto, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, em exercício na Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda.

Sexta-feira (12/5)

15h: tributação, direitos e deveres com a Receita Federal.

Palestrante Silas Santiago, auditor-fiscal da Receita Federal e secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Vídeos educativos Como Fazer

- Como pagar o DAS do mês

- Como pagar o DAS em atraso

- Como dar baixa no CNPJ do MEI