10/02/14 15h30

Secretário assina protocolo de intenções para Centro de Inovação em Lins

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de SP

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Rodrigo Garcia, e o prefeito de Lins, Edgar de Souza, assinaram nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, na sede da Secretaria, um protocolo de intenções para instalação de um Centro de Inovação na cidade, localizada no interior paulista. Também participaram da reunião assessores da Pasta e o coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial, Flávio Prandi Franco.

Para o secretário Rodrigo Garcia, o documento firmado hoje é o primeiro passo para implantação da iniciativa. “A próxima etapa será a consolidação de um convênio que diagnosticará a situação econômica local e identificará as oportunidades e desafios para instalação do centro. Em dezembro de 2013, o governo liberou recursos para a realização de estudos de viabilidade técnica em sete municípios ”, completou.

Segundo o prefeito Edgar de Souza, o Centro de Inovação de Lins contribuirá para o desenvolvimento da região e deverá atender o setor de logística.  “Com mais de 80 mil habitantes, o município já possui um importante polo de logística e também uma agência de  desenvolvimento econômico e tecnológico, que reúne o empresariado, poder público e faculdades”, ressaltou.

De acordo com Rodrigo Garcia, o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado está entre as premissas do Governo. “Vamos criar um Sistema Paulista de Ambiente de Inovação, que reunirá ações das incubadoras, centros de inovação e parques tecnológicos para fortalecer ainda mais o segmento”, explica.

Centro de Inovação Tecnológica O centro é um espaço que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, além de ser um local de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de segmentos econômicos.

A iniciativa pode ainda prever a formação de mão-de-obra especializada com o apoio de outras entidades do Estado e estar associada às incubadoras de empresas de base tecnológica.

Atualmente o Estado de São Paulo possui 28 iniciativas para a instalação de centros: Araraquara, Associação Brasileira de Cimento Portland, Atibaia, Barueri, Cetesb, Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), Franca, Garça, Guarujá, Indaiatuba, Instituto Arquitetos do Brasil, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jales, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Monte Mor, Praia Grande, Presidente Prudente, Sertãozinho,Socorro, Tatuí, Votuporanga.