07/04/17 15h06

Secretarias de Desenvolvimento e Tecnologia auxiliarão projetos de empresas prudentinas

Pastas municipais prestarão apoio aos empreendimentos de Prudente ligados à indústria para participação em programa nacional

O Imparcial

A Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) e a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) realizam uma parceria para auxiliar empresas de Presidente Prudente a participarem do Programa Nacional Conexão Startup Indústria, lançado pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), que concederá recursos a empreendimentos ligados a esse segmento.

O intuito do projeto é promover o ambiente de negócios entre startups e indústrias, atuando com foco em ações de integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais. O titular da Sedepp, Francelino de Souza Magalhães, esclarece que Prudente e a região possuem um centro avançado de empresas voltadas para a indústria, de modo que a intenção do município é angariar verba para o crescimento desses empreendimentos.

Uma das ações estudadas pelo município é a disponibilização da Escola de Artefatos de Couro para o desenvolvimento dos projetos que serão inscritos no programa da ABDI. “Esse local já existe e é mantido pela Prefeitura; lá constam laboratórios não só relacionados ao couro, mas outras áreas de atuação da indústria e toda a infraestrutura necessária para a elaboração de propostas interessantes para serem submetidas ao edital”, declara o titular da Setec, Rogério Marcus Alessi.

O secretário esclarece que o edital prevê investimentos de RS 5 milhões para empresas de todo o país, e que o município cooptará os estabelecimentos prudentinos para estimular o desenvolvimento regional nesse setor.

O Programa Nacional Conexão Startup Indústria propõe às empresas voltadas para inovação o benefício de ter um acesso real ao mercado com a venda do piloto para a indústria, além da oportunidade de aporte financeiro de até RS 700 mil. Para indústrias, a vantagem é conseguir soluções para seus negócios dos empreendimentos em início de atuação, sem arcar com o aporte financeiro, que virá do governo.

A primeira etapa consiste na seleção de 100 startups, dez indústrias e 20 instituições de apoio ao desenvolvimento de negócios entre março e abril. Depois, serão formados dez grupos de trabalho e as indústrias escolhem até quatro startups cada, de acordo com suas demandas, e as instituições de apoio de negócios também escolhem as empresas de inovação que têm interesse em se conectar. As startups deverão suas soluções para as indústrias participantes, as quais escolherão a melhor solução para o codesenvolvimento de um piloto.

Busca por recursos

Para buscar o financiamento de startups no município para o segmento de inovação industrial, uma comitiva liderada pelo secretário de Tecnologia de Informação de Prudente esteve reunida em São Paulo com Guto Ferreira, presidente da ABDI órgão ligado ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), no lançamento do programa.

Alessi também esteve na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, na capital paulista, para discutir a liberação de recursos em prol do desenvolvimento da política de tecnologia em Prudente e fortalecimento do setor. Foi apresentada a possibilidade de envio de recursos para o Fundo Municipal de Inovação, além de aquisição de equipamentos para o futuro Centro de Inovação de Presidente Prudente.