31/03/14 15h33

Sebrae terá Ponto de Atendimento Tecnológico no PTS

Iniciativa é pioneira no Estado de São Paulo; inauguração está prevista para o dia 2

Cruzeiro do Sul – Sorocaba

O Sebrae inaugura no dia 2 de abril o Ponto de Atendimento Tecnológico, o Tecno Lounge, que vai funcionar no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A iniciativa é pioneira no Estado de São Paulo e poderá ser levada a outras regionais do Sebrae. O Ponto de Atendimento Tecnológico pretende dar apoio às empresas já existentes ou na preparação das que serão ainda constituídas.

O gerente regional do Sebrae, Carlos Alberto de Freitas, explica que o investimento em tecnologia e inovação é essencial para gerar competitividade e sustentabilidade na economia. O posto é uma parceria com o PTS, que concentra mais de 20 laboratórios de universidades e empresas. Funcionará em sala ao lado da TI & Comunicaçãompresas que trabalhavam com o desenvolvimento de tecnologia, mas também as convencionais, para a melhoria de processos e produtos. Freitas cita o exemplo de uma indústria metalúrgica, que pode buscar soluções com universidades ou centros de pesquisa. Há também as chamadas startups, geralmente pequenas empresas com projetos promissores em pesquisa e ideias inovadoras. Um exemplo são as startups que criam aplicativos para celulares e internet.

O Tecno Lounge terá três focos principais de atuação: poder público, instituições de ensino e as próprias empresas. Conforme Freitas, detectando e identificando essas empresas, as prefeituras e outros órgãos públicos poderão contribuir, facilitando o acesso à crédito, às agências financiadoras de projetos e o contato com outras empresas e redes de apoio. As instituições de ensino - universidades e escolas técnicas - entram com os resultados de pesquisas e elaboração de projetos que poderão ser viabilizados por meio do PTS ou diretamente.

O gerente regional do Sebrae explica que a localização do Ponto de Atendimento Tecnológico no PTS servirá como base, mas os trabalho ocorrerá também fora dele, com o objetivo de tornar mais próxima a inovação tecnológica para as pequenas empresas e também a gestão nessa área. "Atualmente, vemos um crescimento na busca por avanços tecnológicos. O Sebrae considera isso de extrema importância", afirma Freitas.

A parceria do Sebrae com o PTS tem o objetivo de garantir um atendimento diferenciado às pequenas empresas e alavancar a competitividade na região. Sorocaba possui um parque industrial diversificado e com empresas consolidadas em setores que demandam pesquisas constantes. Nesse sentido, o gerente regional acredita no grande potencial de desenvolvimento tecnológico para as pequenas empresas. Muitas delas ainda não são conhecidas e começam agora a ganharem relevância, inclusive com referência de trabalhos com instituições ou empresas de outros países.

A inauguração está prevista para as 10h do dia 2, quarta-feira da semana que vem, e o funcionamento começa no dia seguinte. Devem participar da inauguração o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti; o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano; o presidente do PTS, Vitor Lippi; e o prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).