04/08/17 12h24

Sebrae dá dicas online sobre empreendedorismo ambiental

Objetivo é preparar e apoiar empreendedores interessados em apresentar ideias inovadoras em desafio promovido pelo WWF Brasil e rede Impact Hub

Pequenas Empresas Grandes Negócios

O Sebrae e o WWF Brasil vão realizar, nesta sexta-feira (4), às 10h, um bate-papo com o objetivo de orientar empreendedores interessados em participar do Desafio Ambiental: Inovações e Empreendedorismo em Restauração Florestal, que tem inscrições abertas até o próximo dia 9 para todo o Brasil. No ar, os analistas de Agronegócios do Sebrae Demian Condé e Victor Ferreira vão falar sobre empreendedorismo, conservação e restauração florestal, modelos de negócios e potencial desse mercado e  oportunidades relacionadas à biodiversidade brasileira, entre outros temas. A ideia é esclarecer e dar dicas de como investir em meio ambiente e restauração ambiental de forma sustentável.

A transmissão, ao vivo, terá cerca de 40 minutos de duração, a partir da página do WWF Brasil no Facebook e será compartilhada também na página do Sebrae nessa mesma mídia social. “Esse bate-papo on-line tem o objetivo de falar com empreendedores, investidores e aceleradoras sobre o conceito de economia d a restauração, promovendo o entendimento da atividade restauradora como uma cadeia que produz valor econômico, social e ambiental”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Sobre o desafio, a diretora explica que podem se inscrever organizações civis, grupos, comunidades, startups e pequenas empresas com projetos de impacto socioambiental. A iniciativa é do WWF Brasil e do Impact HUB, rede focada em soluções inovadoras para o empreendedor social, e conta com o apoio do Sebrae, diante do potencial de oportunidades para os pequenos negócios. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

“Essa parceria visa reconhecer projetos voltados para restauração florestal e impacto positivo na comunidade local e que promovam a colaboração e a interação entre iniciativas já existentes, ferramentas inovadoras e modelos sustentáveis”, afirma Heloisa. Trata-se também de uma alternativa para apoiar o Brasil no cumprimento das metas de restauração florestal e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a iniciativas pioneiras, além de estimular o empreendedorismo de impacto socioambiental.

Até 2030, o país deve restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares, em função do compromisso assumido pelo governo brasileiro na 13ª Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica (COP13), no México. No total, 22 milhões de hectares serão alvo de restauração, recuperação e agricultura de baixo carbono, conforme a COP13. Além do Sebrae, o Desafio conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, movimento com participação de vários segmentos sociais e empresariais.

A premiação do Desafio Ambiental vai ocorrer no Dia da Árvore, 21 de setembro. Os melhores projetos participarão de um processo de imersão em grupo, com troca de experiências, consultoria e workshops para melhoria das práticas, além de capacitaç ão e mentorias do Sebrae. Os três primeiros lugares receberão, respectivamente, prêmios nos valores de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil. Os vencedores também terão apoio para acesso a investidores.