10/03/16 12h00

Scomi lança pedra fundamental de primeira fábrica brasileira em Taubaté

Investe São Paulo

A malaia Scomi, uma das líderes mundiais na produção de monotrilhos, realizou nesta quarta-feira, 10 de março, o lançamento da pedra fundamental de sua primeira fábrica brasileira no município de Taubaté, em São Paulo. A unidade será construída em um terreno de 98 mil metros quadrados, com investimento inicial de R$ 50 a 60 milhões. O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportação do Governo do Estado de São Paulo.

No complexo serão fabricados os trens para as Linhas 18 – Bronze e 17-Ouro do monotrilho de São Paulo, além de outros equipamentos metroferroviários. A ideia é que o espaço seja utilizado para a armazenagem de material rodante importado na Malásia nos primeiros meses, mas a partir do segundo semestre deste ano começa a construção das unidades industriais. Serão cinco ou seis prédios a produzirem monotrilhos com até 70% de nacionalização e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT)s com índice de cerca de 60%.

O início da operação da fábrica será no segundo semestre de 2016. A unidade terá capacidade de produzir três trens, formados por cinco carros de monotrilho, ao mês.

“O Estado de São Paulo tem uma excelente demanda de mão de obra qualificada, política de desenvolvimento e incentivos para investimentos. Taubaté tem boa localização geográfica – no eixo de circulação entre São Paulo e Rio de Janeiro - fácil acesso aos portos e excelentes estradas. Isso possibilita o alcance ágil a qualquer parte do Brasil e das Américas”, disse Halan Moreira, vice-presidente da Brasell, acionista do joint venture do Grupo Scomi no Brasil.

“Estamos atendendo a Scomi há mais de um ano. Ajudamos a empresa a selecionar um local para a fábrica e com informações estratégicas, principalmente com relação a aspectos ambientais e de infraestrutura necessários para o projeto. A empresa fortalece ainda mais a nossa cadeia produtiva relacionada ao transporte ferroviário – um modal no qual o Governo do Estado de São Paulo tem investido cada vez mais nos últimos anos”, afirma o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A expectativa é que a unidade atenda também a demanda de outros países da América do Sul e do Norte. No primeiro ano da execução do projeto, serão criados em torno de 500 postos de trabalho.

A planta será projetada priorizando o baixo impacto ao meio ambiente como aproveitamento da luz natural e preservação de uma área verde na unidade fabril.

O monotrilho é uma das alternativas mais viáveis para a melhoria da mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo, a maior da América do Sul, devido as suas características de implantação e operação. A capacidade de subir rampas de 6% de inclinação e curvas com raios de 50 metros, permitem que o monotrilho, diferentemente de outros sistemas, se integre as malhas existentes sem causar grandes impactos. Sua estrutura leve e motor elétrico permitem que transite silenciosamente, cumprindo de forma eficiente sua tarefa de unir bairros e transportar passageiros de forma segura e previsível.

Cerimônia

“A Scomi aposta no Brasil e no Estado de São Paulo como local estratégico para a consolidação de seus objetivos”, disse o presidente do Grupo Scomi no Brasil, Hilmy Zainal, abrindo a cerimônia de descerramento da Pedra Fundamental. Já Halan Moreira falou principalmente sobre as vantagens do monotrilho, tecnologia que já transportou mais de cinco bilhões de pessoas no mundo sem nenhuma fatalidade, e agradeceu pelo apoio da Investe SP ao projeto. “Nos levaram pela mão, mostrando cidades e dando informações, vendo tudo o que precisamos. Com certeza não seria possível chegar até aqui sem o apoio da Agência”, disse.

O presidente da Vem ABC, concessionária da linha 18 de monotrilho que está sendo instalada em São Paulo (SP), falou um pouco sobre o projeto em curso. Já o Coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo explicou sobre a importância das parcerias público-privadas para agilizar as obras públicas.

O diretor da Investe SP, Sérgio Costa, representando o presidente Agência, reforçou a importância do atendimento dado pela prefeitura de Taubaté ao projeto. “Nosso trabalho não parou por aqui – vamos estar junto com a Scomi ao longo de toda a construção e a instalação da fábrica, contribuindo para levarmos essa grande tecnologia de Taubaté para São Paulo e de São Paulo para o mundo”, afirmou.

E o prefeito de Taubaté Bernardo Ortiz Júnior, por sua vez, falou sobre a importância do projeto para a cidade. “Não é só a fábrica de material rodante, mas toda a rede de emprego e renda que será criada com ela. Estamos trazendo para a cidade um curso de graduação em engenharia ferroviária, por exemplo, para que a Scomi possa ter mão-de-obra qualificada para crescer cada vez mais em nossa cidade”,. afirmou.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, que contemplou, além de cerimonial, o enterro de uma capsula do tempo no terreno da futura fábrica.

Sobre a Scomi

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Scomi desenvolve projetos para os segmentos de energia, transporte e logística marítima e fluvial. Em 2003 passou a ser listada na bolsa de valores da Malásia. É focada em produtos sustentáveis, amigáveis ao meio ambiente, contando para isso, com dois laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, na Malásia e França.

Está presente em mais de 30 países, sendo responsável pela construção e atualmente operação do monotrilho de Mumbai, na Índia. O grupo tem 2.500 funcionários diretos e 1.000 colaboradores.

Desenvolve uma linha completa de material rodante metroferroviário para monotrilho, metrô, VLT, trens convencionais, ônibus de luxo e veículos especiais para aeroportos.

No setor de energia, oferece soluções completas de fluido de perfuração em plataformas de petróleo. Possui tecnologia para tratar e gerenciar resíduos de explorações petrolíferas, garantindo a destinação correta ou a transformação desses dejetos em matéria-prima para fertilizantes e derivados.