14/09/17 14h34

Sap muda programa startup focus no Brasil

Iniciativa terá mais recursos e vai ajudar empresas a conseguir novos clientes

PE&GN

O Startup Focus, programa de aceleração de starups da SAP, será “fortalecido”. A iniciativa terá mais equipe, estará mais integrada à empresa e contará com mais recursos para auxiliar startups. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13/9) durante o SAP Fórum, evento realizado em São Paulo.e

O Startup Focus existe globalmente desde 2012 e está no Brasil desde 2015. Desde então, no entanto, a iniciativa não vingou tanto quanto o esperado. “Nós pecamos no objetivo de tornar o programa maior e de criar engajamento no ecossistema. Por isso, decidimos reformular alguns pontos”, diz Franklin Bruno, diretor de soluções e de relacionamento com startups da SAP.

De acordo com o executivo, que falou a Pequenas Empresas & Grandes Negócios com exclusividade, o número de pessoas que trabalharão no programa aumentou.

“Há mais gente trabalhando no projeto e mais recursos disponíveis para capacitar as startups. Além disso, a SAP está mais envolvida com a iniciativa”, afirma o executivo.

O programa tem foco em empresas maduras e que já desenvolveram algum tipo de produto. A SAP também prioriza a escolha de negócios B2B, cujo público-alvo também sejam empresas.

O Startup Focus é uma iniciativa permanente. Ou seja, não há períodos específicos de capacitação. As empresas podem pleitear uma vaga no programa a qualquer momento. O acompanhamento das empresas pode ser presencial ou online, dependendo da demanda do negócio.

As startups escolhidas para o programa devem migrar seus serviços para o SAP Cloud Platform, a plataforma de desenvolvimento da empresa. Os produtos das startups escolhidas também serão “homologados” pela SAP. “Este processo é uma espécie de certificação. Fazemos com que os produtos da startup entrem nos nossos padrões de qualidade”, diz Bruno.

A “homologação” ajuda a startup a conseguir o principal objetivo em participar do programa,

segundo Bruno: a aproximação das grandes empresas que são clientes da SAP. “Se uma startup procurar uma corporação e oferecer sua solução, é bem possível que ela seja recebida com insegurança. Mas isso é diferente quando a SAP está auxiliando estes empreendedores e certificando seus produtos”, afirma Bruno.

Outros benefícios da participação do programa são a oportunidade de ter mentorias com especialistas da SAP espalhados pelo planeta e ter ajuda no processo de internacionalização do negócio. “A SAP está em diversos países do mundo e tem clientes também globais. Essas conexões podem ajudar as startups a buscar voos mais altos”, diz o executivo.

A SAP não faz investimentos financeiros nas empresas participantes do Startup Focus. “Todavia, a visibilidade de quem participa do programa é maior, o que pode atrair propostas de fundos de capital de risco.”

De acordo com Bruno, a SAP não está preocupada em ter muitas startups participando do Startup Focus. “Queremos empresas cuja presença no programa faça sentido, tanto para elas quanto para nós”, afirma.

Quando perguntado sobre os benefícios que a SAP tem ao oferecer o Startup Focus, Bruno afirma que o objetivo da empresa é mostrar suas soluções como uma boa opção para empresas. “Queremos que negócios promissores usem nossa plataforma de desenvolvimento, por exemplo, e mostrem que vale a pena que outros negócios invistam nessa solução.”

Global

O diretor global do Startup Focus, Mark Noronha, também esteve no Brasil para participar do SAP Fórum. Com exclusividade a PEGN, o executivo indiano falou sobre o cenário de startups brasileiro e de perspectivas do programa da SAP.

De acordo com Noronha, a grande mudança do ecossistema no Brasil foi o aumento das parcerias entre startups e grandes negócios. “Em 2015, quando o Startup Focus foi lançado aqui, quase não havia programas de inovação aberta. Hoje, há grandes espaços, como o Cubo e uma série de iniciativas interessantes”, afirma.

O indiano também afirma que o Startup Focus e outros programas de coinovação são importantes para satisfazer as necessidades da sociedade. “As startups precisam deste tipo de iniciativa para crescer. As grandes empresas estão sedentas por inovação e contam com a ajuda dos pequenos negócios para criar soluções disruptivas. Além disso, os governos buscam que seus países sejam inovadores, pois isso faz a economia crescer e criam mais empregos. Queremos ajudar essa roda a girar”, diz Noronha.