27/09/17 14h18

São Paulo se torna o segundo maior produtor de petróleo do Brasil

Com uma produção de 344 mil boe/dia o Estado ultrapassou o Espírito Santo. São Paulo já era vice-líder na produção de gás

Secretaria de Energia e Mineração

Pela primeira vez na história o Estado de São Paulo chega à vice-liderança do ranking nacional de produção de petróleo. A informação consta no Sumário Executivo de Petróleo e Gás divulgado nesta terça-feira, 26 de setembro, no site da Secretaria de Energia e Mineração.

Com um volume de 344 mil barris de petróleo por dia durante o mês de julho o Estado ultrapassou o Espírito Santo que produziu 295 mil barris e ficou atrás apenas do Rio de Janeiro com uma produção de 1,8 milhão de barris por dia.

“Em 2010 nossa produção era de 14 mil barris de petróleo por dia e ocupávamos apenas a sétima posição nacional. Com a descoberta do pré-sal na Bacia de Santos e início da exploração e produção São Paulo se tornou um produtor relevante e as estimativas são positivas, o que consolidará o Estado como um importante produtor mundial”, destaca o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

Atualmente, três campos são responsáveis por 98% de toda a produção paulista. Sapinhoá representa 72% do petróleo retirado dos poços paulistas, seguido por Lapa com 16%, ambos no pré-sal, e Baúna com 10% localizado no pós-sal.

O Estado do Amazonas e da Bahia completam a lista dos cinco maiores produtores de petróleo e gás do país com uma produção de 110,8 mil e 79,2 mil barris de óleo equivalente por dia, respectivamente.

 “Uma parada técnica programada na área do Parque das Baleias no Espírito Santo fez com que São Paulo assumisse a segunda posição, mas nossa expectativa é de que Estado ultrapasse 1 milhão de barris por dia e se mantenha como o segundo maior produtor de petróleo do Brasil”, explica o subsecretário de Petróleo e Gás do Governo do Estado, Dirceu Abrahão.

A próxima sequência de licitações de petróleo e gás na Bacia de Santos está programada para ser realizada no próximo dia 27 de setembro. Nessa rodada serão ofertados 76 blocos exploratórios, sendo que 57 deles têm porções confrontantes ao Estado e consta com 32 empresas interessadas no certame. Atualmente, a Petrobras responde por 93% de toda produção de petróleo e gás do país, seguida pela Statoil Brasil O&G com 3% e Shell Brasil com 2%.

Desde o início de 2015 o Estado é o segundo maior produtor de gás natural do país com uma produção de 19 milhões de metros cúbicos dia.

Os royalties provenientes da produção petrolífera cresceram fortemente nos últimos 10 anos e atualmente representam uma parcela importante da arrecadação dos municípios confrontantes aos campos produtores.

Os dez municípios que mais recebem royalties no Estado são Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Cubatão, Guararema, Bertioga, Ilha Comprida, Iguape, Praia Grande e São Vicente.

A Secretaria de Energia e Mineração de São Paulo monitora a exploração e produção de petróleo e gás natural e também a arrecadação de royalties e participações especiais. A Pasta acompanha, ainda, a produção de petróleo e seus derivados. As informações detalhadas estão disponíveis no site www.energia.sp.gov.br.

Cadeia produtiva de P&G

Devido a presença de quatro refinarias no Estado, que juntas são capazes de processar mais de 918 mil barris de petróleo por dia, aproximadamente 38% da capacidade de refino nacional, o Estado responde pela maior parte da carga processada do país e pela produção dos principais derivados de petróleo como gasolina, diesel, óleo combustível, GLP – gás liquefeito de petróleo, querosene de aviação, coque e nafta, que abastecem o mercado nacional.

Toda essa produção conta com uma extensa cadeia de fornecedores em São Paulo, responsável por mais de 40% da indústria nacional de fabricantes de equipamentos e prestadores de serviços para o setor.