08/01/14 07h13

SP registra aumento de 20% no número de investimentos privados em 2013

Quantidade de projetos anunciados em um ano passa de 20 para 24; investimentos somam R$ 5,75 bilhões, gerando 10 mil novos empregos

Investe SP
Ruy Jobim Neto/SDECTI
Lançamento da pedra fundamental da nova fábrica da Honda; setor automotivo lidera investimentos
Lançamento da nova fábrica da Honda; setor automotivo liderou investimentos em 2013

O número de investimentos realizados no Estado de São Paulo em 2013 cresceu 20% em relação ao ano anterior. Foram 24 projetos anunciados por empresas atendidas pela Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de novos empreendimentos para o Estado. Juntas, as empresas totalizam R$ 5,75 bilhões de investimentos na construção ou ampliação de suas plantas com a geração de 10.026 novos postos de trabalho. Em 2012, foram anunciados 20 projetos, totalizando investimentos de R$ 4,2 bilhões. Confira reportagem sobre o tema no jornal Folha de S. Paulo.

Para o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, o crescimento representa o bom momento que São Paulo vive. “O Estado conta com a melhor infraestrutura logística do País, mão de obra qualificada e uma completa cadeia de fornecedores. Esses fatores fazem com que tenhamos bons resultados ano após ano”, destaca. Porém, o fluxo de investimentos para 2014 não deve ultrapassar este patamar. “Começamos o ano com uma carteira de projetos no valor de R$ 9,7 bilhões. Nem todos esses investimentos serão concretizados até o final do ano, já que cada um tem o seu tempo de maturação, e a estimativa é que 2014 seja menos aquecido em virtude da crise na Europa e da Copa do Mundo no Brasil”, disse Almeida.

Vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade soma desde 2008, quando foi criada, 67 projetos anunciados, gerando cerca de 50 mil empregos diretos e R$ 21,7 bilhões em investimentos.

Destaques
Ao analisar os investimentos por região administrativa, nota-se que Campinas foi a localidade que mais recebeu investimentos em 2013. Ao todo, foram nove empresas, que aplicaram juntas mais de R$ 2 bilhões, com a geração de 3.574 empregos. O destaque foi a Honda, que investirá R$ 1 bilhão na construção de sua nova fábrica em Itirapina, onde contará com cerca de 2 mil funcionários.

Em segundo lugar, aparecem empatadas as regiões de São José dos Campos e de Sorocaba, com 21% cada uma, seguida da Região Metropolitana de São Paulo, com 13% dos investimentos anunciados.

O setor econômico que mais recebeu recursos no Estado, com o apoio da agência, foi o automotivo; 25% do total. Em seguida, aparecem alimentos e bebidas e a indústria metal mecânica, ambas com 13%. Já o setor aeroespacial e defesa também aparece bem posicionado, com 9% dos projetos anunciados.

As empresas que anunciaram investimentos em 2013 no Estado, com apoio da Investe São Paulo, foram: Air Products, Ajinomoto, Castrolanda Batavo, Dallas Aeronautical Services, Dialight, Dow Chemical Company, GE Transportation, Gruppo Fontana, GV do Brasil – Simec, Honda, Lenovo, Liebherr, Martifer, Melhoramentos CMPC, Mercedes-Benz, Metal One Shibaura, Metro Shacman, Natura, Norac, Pirelli Pneus, TMD Friction, Toshiba Medical, Toyoda Gosei – GDBR e Wyndham.

Como a Agência trabalha
O objetivo da Investe São Paulo é estimular a competitividade da economia, a inovação tecnológica, a redução das desigualdades regionais e a geração de emprego e renda para a população. Por isso, a Agência possui uma equipe especializada, que oferece consultoria gratuita aos investidores.

Esses profissionais são responsáveis por identificar as necessidades dos investidores que querem instalar ou expandir seus empreendimentos no Estado, ajudando-os a localizar a área que melhor atenda às demandas de cada negócio.

Também é papel da Agência informar as empresas sobre os benefícios disponíveis na legislação tributária do País e do Estado. Além disso, a Investe São Paulo agiliza a obtenção de licenças ambientais e colabora para o desenvolvimento da infraestrutura no entorno de futuras plantas produtivas, fazendo todo o relacionamento necessário com órgãos e entidades municipais, estaduais e federais para a instalação do novo empreendimento, bem como com as empresas concessionárias de serviços públicos.

A Agência propõe, ainda, políticas públicas e executa ações que contribuem para a atração de novos investimentos nacionais e internacionais para São Paulo. Estão, ainda, entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios, disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de novos investimentos.