05/10/17 13h54

São José está entre as 10 cidades mais hospitaleiras de todo Brasil

Maior cidade do Vale, São José dos Campos é a 9ª cidade brasileira mais hospitaleira, de acordo com aplicativo Airbnb, que aluga diária de imóveis; São João del Rei (MG) e Penha (SC) lideram o ranking

O Vale

São José dos Campos foi escolhida pelos turistas como a 9º cidade mais hospitaleira do Brasil, de acordo com um ranking divulgado pelo aplicativo de aluguel Airbnb.

O 'top 3' é encabeçado por São João Del Rei em Minas Gerais, seguido por Penha em Santa Catarina e Teresópolis, no Rio de Janeiro.

Completam a lista, Bento Gonçalves (RS), Piumhi (MG), Florianópolis (SC), Resende (RJ), Vitória (ES), São José (SP) e Caxias do Sul (RS), nesta ordem de colocação no ranking do aplicativo.

A plataforma que aluga a diária de imóveis e quartos avaliou os 10 destinos mais acolhedores com base nas avaliações dos usuários em relação aos seus anfitriões nos últimos 12 meses.

Mesmo com quatro gatos e um cachorro em casa, a professora de inglês Juliana Corrêa, 39 anos, aluga a diária para hospedes do aplicativo, de um quarto do seu apartamento na Vila Ema, em São José dos Campos, onde mora com a esposa e os bichos de estimação.

"Sempre avisamos que temos bichos e ninguém nunca reclamou. Tem gente que prefere ficar aqui por causa deles, que são companheiros e sociáveis. Minha cachorra é muito sossegada e já está acostumada".

Natural do Rio de Janeiro, Juliana se encantou com São José onde vive há 11 anos e diz que não tem planos de voltar em definitivo para a terra natal.

"Quero ficar aqui. Lá só vou para vistar minha mãe no feriado. São José é muito mais segura e organizada. O povo é mais hospitaleiro. Cidade menor e as pessoas vêm mais a trabalho ou para fazer prova".

A carioca conta que costuma fazer amizades com os hospedes e o fato de ser professora de inglês desperta a atenção de muitos estrangeiros que procuram um lugar para ficar. Ela já hospedou turista iraniano, finlandês, francês e americano.

"Coloquei na descrição do aplicativo que sou professora de inglês e isso tem atraído muitos estrangeiros pelo fato de ajudar na comunicação. Aluguei uma sala para dar aulas ao lado do meu prédio e facilita se acontecer algum problema com o hóspede".

CONEXÃO

A portuguesa Sônia Castillo passou uma temporada em São José para trabalhar no Inpe (Instituto de Pesquisa Espacial). Neste período, ela ficou hospedada na casa da joseense Mariana Lima, na Vila Adyana. "Tanto o joseense como o português são muito hospitaleiros. A anfitriã, Mariana Lima, conta que a amiga portuguesa se interessou pelo Parque Vicentina Aranha, e que deixa a disposição um guia com dicas de melhores restaurantes, bares e parques.

Com crise no setor industrial, turismo hospitalar lidera procura em S. José

Polo industrial, São José dos Campos é conhecido pela forte atuação no turismo de negócios, mas essa realidade vem mudando com a crise econômica que assombra o Brasil e a indústria.

Segundo o presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares), Antonio Ferreira, hoje o turismo hospitalar é responsável pela maior procura hospitaleira da cidade.

"A atividade industrial caiu muito e diminui o número de pessoas que vem a serviço para São José. Tem mais gente vindo atrás de exames, cirurgias e médicos especialistas. A cidade é referência nacional na área de saúde", disse.

A concorrência vista entre Uber e táxi é similar a do aplicativo para locação de hospedagem, Airbnb, com os hotéis. Ferreira cobra que o aplicativo pague impostos."O aplicativo significa a evolução natural, mas com varias restrições. Esse pessoal não paga imposto e não tem que seguir o mínimo de exigência. Quero que o aplicativo esteja sujeito as condições da hotelaria", finalizou Ferreira.