27/07/17 13h58

São José é eleito o quarto melhor município para se viver no Brasil

Pesquisa avaliou municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores, em quatro áreas, como saúde e educação

O Vale

São José dos Campos está com tudo e não está prosa.

Em 2005, a cidade era a 7ª entre as 100 melhores do país para se viver. Dez anos depois, no último levantamento realizado pela consultoria Macroplan, ficou em 4º.

Foram analisados municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores, divididos em quatro áreas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade. Cada uma ganhou pontos que, somados, geraram um índice de 0 a 1 --quando mais perto do 1 melhor a condição de vida.

"A melhora de desempenho de São José foi verificada em três das quatro áreas, com destaque para segurança: da 44ª posição para 4ª", afirmou Adriana Fontes, economista sênior da Macroplan e responsável pelo estudo. "A cidade também avançou em saneamento e sustentabilidade".

Em termos de desempenho ao longo de uma década, um dos destaques foi a redução da taxa de homicídios. "Em 2005, a cidade tinha 32,8 homicídios por 100 mil habitantes e estava em 52º lugar entre os 100 municípios. Em 2015, a taxa caiu para 8,2, a 7ª menor do grupo".

Destaque ainda para o Ideb (Índice da Educação Básica) do Ensino Fundamental 2 Público, o segundo melhor entre os 100.

Por outro lado, o grande desafio para São José se encontra na saúde. "De fato, no indicador sintético de Saúde, o município caiu 14 posições no ranking, passando de 6º para 20º", comentou a economista.

"Essa área reúne quatro indicadores e a cidade teve uma piora em dois deles que estão relacionados entre si: taxa de mortalidade infantil e a cobertura do pré-natal", afirmou.

A saúde tem sido debatida pelo prefeito Felício Ramuth (PSDB). Em entrevista concedida a OVALE, ele disse que "a área é prioridade na gestão".