02/04/14 11h45

SAG chega ao Brasil para produzir tanques para caminhões

Empresa austríaca traz maquinário pioneiro na América Latina e vai fornecer para Mercedes-Benz, Scania, Volvo e outras do ramo que até então importavam o produto

Investe São Paulo
Divulgação
Treinamento internacional e tecnologia de produção são diferenciais da nova fábrica
Treinamento internacional e tecnologia de produção são diferenciais da nova fábrica

A Salzburger Aluminium Group – SAG anunciou nesta quarta-feira, 2 de abril, a instalação de sua primeira fábrica de tanques de combustível para caminhões no Brasil. A empresa, austríaca, trouxe para a planta localizada em Jaguariúna, interior de São Paulo, uma linha de produção totalmente automatizada, que já está fazendo as primeiras amostras para a aprovação de clientes. O projeto está sendo apoiado pela Investe São Paulo, órgão do governo estadual responsável pela atração de empresas, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A planta vai receber um investimento de cerca de R$ 17 milhões ao longo dos próximos três anos, com capacidade de produzir até 250 tanques de alumínio por dia. Com isso, a expectativa é de que o faturamento chegue a R$ 85 milhões no período. O empreendimento prevê a contratação de 35 funcionários.

“Este é apenas o primeiro passo na história da SAG no Brasil. Nossa ideia é trazer outros produtos do portfólio da SAG que ainda não estão disponíveis no País”, explica o diretor geral da empresa no Brasil, Oliver Jansen.

Jaguariúna está no meio do caminho entre as principais unidades produtivas de caminhões do País, como Scania, Volvo, Iveco, Man, entre outras. A decisão de instalar uma planta no Brasil foi tomada em 2012, dentro da estratégia da empresa de "seguir o cliente”.  Assim, a ideia é que a SAG comece as operações atendendo empresas brasileiras para depois fornecer para fabricantes de automóveis em toda a América Latina.

"Nos últimos dois anos, temos acompanhado a vinda de diversas empresas do setor automotivo de porte parecido, que escolhem o Estado de São Paulo para usufruir de nossa infraestrutura logística, mão de obra qualificada no setor e uma gama de clientes e fornecedores. Essa realidade não existe em outras regiões do Brasil", explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. A agência está apoiando a SAG principalmente no processo de licenciamento ambiental e no contato com instituições governamentais, como a Desenvolve SP.

“A chegada da empresa SAG em nosso município tem um impacto muito positivo para o desenvolvimento econômico e social, gerando aumento da oferta de emprego e renda”, comemora o prefeito de Jaguariúna, Tarcisio Chiavegato.

Para produzir os tanques, a SAG vai utilizar maquinário importado da Áustria que ainda não está disponível no cenário brasileiro. A tecnologia permite a produção de todos os tipos de tanques disponíveis no mercado mundial atualmente, o que vai permitir que diversas empresas deixem de importar o produto da Europa.

A tecnologia utilizada na linha de produção também permite que o processo seja mais flexível do que o tradicional, adaptando-se às necessidades dos clientes. Além disso, os funcionários recém-contratados para a fábrica paulista foram treinados nas afiliadas da SAG na Holanda, França e Áustria, onde estão disponíveis técnicas avançadas de pesquisa e desenvolvimento produzidas pela empresa. A expectativa é que a fábrica entre em produção plena, oficialmente, em julho deste ano.

Sobre a SAG

O Salzburger Aluminium Group (SAG) é um grupo austríaco que fornece componentes e sistemas finalizados de alumínio para as indústrias de automóveis, trens, aviões e motocicletas. A empresa também fabrica componentes de alumínio para a indústria de transformação.

Com mais de 100 anos de história, a empresa produz materiais desenvolvidos de acordo com as necessidades de cada cliente, reciclando alumínio para poupar energia e manter a sustentabilidade de suas fábricas.

Hoje, a SAG divide-se em SAG Materials, Tech Divisions e SAG Motion, da qual faz parte a planta brasileira. Além da sede austríaca, a empresa tem unidades na Holanda, Suécia, França, Eslováquia e México.

Mais de 1.200 funcionários são empregados pela SAG hoje. Saiba mais em www.sag.at