27/03/14 14h55

Royal Palm investe US$ 217,4 mi na região

Correio Popular – Campinas

O Grupo Royal Palm Hotel & Resorts vai investir nos próximos três anos quase R$ 500 milhões (US$ 217,4 milhões) em novos empreendimentos em Campinas e região. A maior parte dos recursos será aplicada no complexo que terá dois hotéis e um centro de convenções no Jardim Califórnia, em Campinas. A empresa terá que injetar R$ 20 milhões (US$ 8,7 milhões) em obras no sistema viário como contrapartida.

O diretor-executivo do Royal Palm Hotel & Resorts, Antonio Dias, acredita que até o início de abril serão emitidas pela Prefeitura de Campinas as aprovações para iniciar o processo de estruturação do complexo. O local terá um centro de convenções com capacidade para 10 mil pessoas, dois hotéis, um mall e um prédio de escritórios. Dias disse que a decisão do investimento no complexo, com estudo de análise de viabilidade, começou em 2011 e o projeto deu entrada nos órgãos municipais em 2012. A construção de um centro de convenções é uma demanda antiga do mercado de eventos de Campinas.

“Nossa expectativa é que até o começo de abril teremos todas as aprovações e ainda no primeiro semestre poderemos apresentar o projeto para o mercado. As obras devem ter início no segundo semestre deste ano”, comentou. O complexo vai abrigar o primeiro hotel econômico do grupo. O diretor-executivo da rede afirmou que no local será construída a nova marca do grupo, a Contemporâneo. “O empreendimento nasce de uma demanda que sentimos nos eventos realizados aqui no conjunto de hotéis. Os funcionários do estafe, como técnicos de som, necessitam de uma hospedagem com conforto e uma tarifa competitiva para o segmento econômico”, disse.

O grupo havia anunciado, quando o projeto foi encaminhado à Prefeitura, que o empreendimento terá a parceria de uma incorporadora, que ficará responsável pela comercialização dos apartamentos dos dois hotéis, escritórios e das lojas do mall. O grupo Royal irá gerenciar os hotéis. Todos levarão a marca da empresa – apenas o centro de convenções deverá continuar como negócio exclusivo do Royal Palm. O espaço vai atender eventos corporativos, congressos e convenções. Também haverá uma área para a realização de feiras. O salão principal terá capacidade para 5 mil pessoas.

O planejamento do grupo apontou que o complexo terá dois hotéis. O Contemporâneo será um três estrelas com 307 apartamentos. O outro empreendimento será um quatro estrelas da bandeira Royal Palm Tower, com 218 unidades. O projeto inicial prevê ainda um mall com 30 lojas. O local será um ponto de apoio de serviços e conveniência ao complexo. Já o prédio de escritório terá 16 mil metros quadrados.

Além da contrapartida no sistema viário, a empresa precisará ainda fazer uma compensação ambiental em áreas indicadas pelo governo municipal. “O reflorestamento deverá ser realizado em uma área de 13.543 metros quadrados com o plantio de 2.257 mudas. O grupo já enviou o projeto e a Prefeitura vai indicar as áreas dentro do banco de áreas verdes do município”, comentou.

Cidade vizinha ganhará empreendimento de luxo
Outra oportunidade de negócios que o Grupo Royal Palm Hotel & Resorts vai aproveitar é um novo hotel em Indaiatuba. A oportunidade foi captada pela Cariba Empreendimentos, que buscou na rede de hotéis o parceiro para administrar o local. Como a cidade tem uma demanda reprimida de apartamentos, especialmente de categoria mais elevada, o grupo decidiu entrar como sócio. O Royal Palm Tower Indaiatuba será o primeiro investimento da empresa fora de Campinas. O hotel vai receber R$ 65 milhões (US$ 28,3 milhões) em recursos e terá 190 apartamentos, sendo dez suítes. A composição dos investidores ainda está sendo formulada.

“Os grupos Royal e Cariba serão os principais investidores, mas também haverá a participação de investidores que sempre trabalham com a Cariba e de outros interessados que quiserem apostar no empreendimento”, afirmou o diretor da Cariba, Franklin Glinder. Ele disse que as obras devem ser iniciadas no segundo semestre e que a entrega está prevista para 2016.

O diretor-executivo do Royal Palm Hotel & Resorts, Antonio Dias, afirmou que a diária média do novo hotel será de R$ 300,00 (US$ 130,4). “A tarifa média no hotel da mesma bandeira instalado em Campinas é de R$ 350,00 (US$ 152,2)”, comentou. Ele apontou que o hotel ficará localizado próximo do distrito industrial e da Rodovia Santos Dumont, que liga Campinas a Sorocaba. “Nosso planejamento tem projeções conservadoras. O primeiro ano deve ter uma taxa média de ocupação de 48%. No quinto ano, quando o empreendimento atingir a maturidade, o índice deve subir para 68%”, afirmou.

O empreendimento se beneficiou da lei de incentivos fiscais oferecidas pela Prefeitura de Indaiatuba. O governo municipal oferece dez anos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), 2% de alíquota de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e isenção de taxas municipais.