05/04/17 14h23

Rei Carlos XVI da Suécia vem a São Paulo para fórum empresarial

O Dia

Na segunda-feira (3), o Palácio dos Bandeirantes recebeu a ilustre visita do rei da Suécia Carlos XVI Gustavo e da rainha Silvia. O casal real foram recepcionado pelo governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama Lu Alckmin na sede do governo paulista, onde participaram de compromissos até o fim do dia.

Durante a tarde, o monarca participa do Fórum de Líderes Empresariais Brasil-Suécia, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a presença de lideranças empresariais brasileiras e suecas, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores, da Indústria e Inovação, dos dois países.

O rei e a rainha foram recebidos por Alckmin e pela primeira-dama na ala residencial do PB para um encontro bilateral sugerido pelos monarcas. Ao final do encontro, o governador Geraldo Alckmin recebe o presidente Michel Temer para, juntos, promoverem o encerramento do Fórum.

Após o Fórum, a CNI promoveu um jantar no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes para cerca de 150 convidados, entre empresários, comunidade sueca e autoridades governamentais.

"Não temos acordo firmado com a Suécia, mas, desde 2011, temos realizado diversos seminários que contemplam principalmente o setor de inovação e tecnologia. Apesar de contextos econômicos distintos, esta visita garante que se renovem nossas convergências e, mais do que isso, permite que possamos dar um passo adiante no fortalecimento de nossa parceria", afirma Ana Paula Fava, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista.

Agenda no Brasil

Os monarcas suecos cumprem agenda no Brasil até sexta-feira (7). Na terça (4), participam na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) do Fórum Global da Criança (Global Child Forum), organizado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Realizado pela primeira vez no Brasil, o evento reúne cerca de 300 lideranças empresariais, de governo, universidades e sociedade civil.

O rei Carlos XVI Gustavo esteve em São Paulo em 2013, em agenda informal de compromissos e abertura de uma exposição na Fiesp. Na ocasião, Alckmin e a rainha Silvia participaram da assinatura de parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado e a ONG Childhood Foundantion.

Em 2011, Alckmin recebeu o primeiro-ministro sueco Fredrick Reinfeldt e, em outubro de 2016, o vice-governador Márcio França recepcionou Oscar Stenstrom, vice-primeiro-ministro para Assuntos da União Européia e Comércio Industrial. Em agosto do mesmo ano, França havia participado em Estocolmo de evento internacional sobre a água. O vice-governador apresentou as soluções de São Paulo para enfrentar a crise hídrica de 2014 e 2015.