16/11/17 14h40

Rede de hospitais Albert Einstein inaugura incubadora de startups na área de saúde

PE&GN

Mais uma grande instituição está abraçando a causa do empreendedorismo e oferecendo espaço e oportunidade às startups. Desta vez, é a rede de hospitais Albert Einstein, de São Paulo, que anunciou a abertura de um centro de fomento à inovação: a incubadora Eretz.bio Einstein. O espaço, sediado dentro da unidade da rede no bairro Vila Mariana, será inaugurado na próxima quinta-feira, 16.

“A decisão de abrir um centro de inovação e de incubação de startups tem a ver com um processo que a rede Albert Einstein vem passando desde os últimos três anos”, afirma José Claudio Terra, diretor executivo de inovação do Hospital Israelita Albert Einstein. “Desde 2014, estivemos conversando com startups e colaboramos com investimento, desenvolvimento de pesquisa, de produtos e financiamento de projetos em que acreditamos”, completa Terra.

Porém, em novembro, esse projeto da rede se intensifica e ganha forma física com a Eretz.bio, espaço de 800 m² com capacidade para abrigar até 15 startups residentes e até 15 incubadas “virtualmente” – situações em que os empreendedores são de outras regiões e poderão usar o centro quando estiverem, eventualmente, na capital paulista.

Além da estrutura física (sala de coworking, salas de reunião, de brainstorm e auditórios), o projeto prevê que as startups também tenham acesso a equipamentos e laboratórios de pesquisa experimental do hospital, mediante acompanhamento técnico de pesquisadores. Uma terceira vertente da iniciativa é apoio tecnológico que as startups irão receber do laboratório de inovação da rede, responsável por desenvolver softwares usando princípios de inteligência artificial, machine learning, banco de dados, entre outros.

“É uma oportunidade para além de coworking: é uma chance de ter acesso a todos nossos laboratórios, conhecer equipamentos tradicionais e até os mais caros junto a pesquisadores do Einstein”, afirma Terra.

Inscrições

Os projetos interessados em participar devem ter propostas de solução para a área de saúde, podendo elas ser em forma de softwares, em desenvolvimento de equipamentos hospitalares ou com práticas de biotecnologia.

Conforme afirma Terra, não haverá processo seletivo para escolher os projetos incubados. Os interessados devem apenas se inscrever no site da Eretz.bio (disponível para acesso a partir do dia 16) e aguardar pelo contato. “Nós estaremos aberto aos projetos a todos os momentos. Conforme tivermos vagas e oportunidades para colaborar, mesmo sem instalação física na incubadora, entraremos em contato”, diz o diretor executivo.

Os projetos incubados assinam contratos renováveis de seis meses para usufruir do lugar e devem pagar uma mensalidade de R$ 450.

Os empreendedores que ficarem interessados na ideia também poderão participar de diversas iniciativas, treinamentos e workshops que a Erezt.bio irá oferecer abertamente ao público.