06/05/14 15h19

Ranking do investimento no país tem 5 cidades da RMC

Correio Popular – Campinas

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem cinco entre as 100 melhores cidades do País para investir em negócios, segundo estudo da consultoria Urban System publicado na revista “Exame”. O município da região melhor colocado foi Campinas, na 19ª posição, com 13,67 pontos, seguido por Valinhos (45ª posição), Hortolândia (50ª), Indaiatuba (64ª) e Americana (96ª). A primeira colocada no ranking foi Vitória, no Espírito Santo. No Estado de São Paulo, Barueri está na melhor posição, em 4º lugar no ranking nacional.

O estudo avaliou 300 cidades com mais de 100 mil habitantes levando em conta 27 indicadores. Elas foram divididas em sete subcategorias: Sociodemografia, Economia, Saúde, Educação, Finanças, Transporte e Telecomunicações. Foram avaliados itens como crescimento local do PIB, aumento do número de empresas, percentual de trabalhadores com ensino superior, número de agências bancárias por 10 mil habitantes e percentual de conexões de banda larga fixa acima de 12 Mbps em 2013.

O levantamento corrobora o potencial econômico e industrial da região, considerada uma das principais do País em logística e que atrai grandes multinacionais. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB da região em 2012 foi de R$ 105,3 bilhões (US$ 47,9 bilhões), superando 18 Estados brasileiros. Além disso, o eixo formado pelas regiões de Campinas e Sorocaba apresentou uma forte atração de indústrias. Com o parque cada vez mais diversificado, o eixo passou a ser conhecido como “corredor asiático”, por receber investimentos de várias empresas japonesas, sul-coreanas, taiwanesas e chinesas.

“Estamos bem acima de qualquer região. O potencial é muito grande, principalmente no segmento logístico, com as principais rodovias do Estado e o Aeroporto de Viracopos; o setor de petróleo e gás, com a maior refinaria do País (a Replan); e o setor de conhecimento, com muitas universidades”, avalia o diretor titular do Ciesp Campinas, José Nunes Filho. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, o fato do município estar à frente de capitais como Goiânia, Fortaleza e Salvador comprova o potencial econômico e a retomada da credibilidade de Campinas após um período de crise política.