10/05/17 14h46

Projetos de empresas brasileiras e suecas são selecionados pelo Edital de Inovação

Agência CT&I

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) anunciou a seleção de três projetos do setor aeronáutico no âmbito do Edital de Inovação para a Indústria. Apresentados por empresas brasileiras e suecas, que propõem soluções a desafios apresentados pela agência de inovação da Suécia (Vinnova), cada proposta receberá R$ 200 mil disponibilizados pelo Senai e pela instituição europeia. Os protótipos serão desenvolvidos a partir de setembro.

O projeto apresentado pela empresa Intelectron, de São José dos Campos, em parceria com a sueca Saab, fará estudo de viabilidade para a adaptação de um "robô-serpente", desenvolvido no Brasil, destinado a aplicações na vedação de estruturas no setor aeronáutico.

A proposta da empresa Akaer, também de São José dos Campos, em parceria com as suecas Prodtex e X-Laser, é desenvolver um sistema automatizado para a montagem de estruturas aeronáuticas. A empresa Akaer e a catarinense Alkimat, em conjunto com as suecas Saab e Cobolt, foram selecionadas com projeto que busca investigar o potencial da manufatura aditiva para a indústria aeroespacial.

A empresa Vinnova é referência mundial em inovação aberta – quando são feitas parcerias entre diferentes segmentos para desenvolvimento de soluções inovadoras.

Empreendedorismo

Em sua categoria C, denominada Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, o Edital de Inovação para a Indústria fomenta a colaboração entre grandes indústrias e startups de base tecnológica, micro e pequenas empresas (MPE e MEI). O objetivo é que, ao final de 12 meses, o protótipo resultante do projeto inscrito no Edital seja o instrumento para construir confiança entre grandes empresas e startups de base tecnológica por meio de temas comuns.

Grandes indústrias poderão apresentar, a qualquer momento, desafios a serem solucionados por startups, micro e pequenas empresas que inscreverem projetos no Edital.  Entre as soluções apresentadas, a instituição âncora escolherá com qual empresa quer trabalhar. Cada projeto recebe investimento de até R$ 400 mil. A instituição-âncora poderá, a seu critério, empregar quantias superiores. As indústrias devem preencher o modelo de submissão de desafios no site do Edital.

Além de desafios específicos, o Edital está recebendo propostas de empresas e startups interessadas em recursos para projetos de inovação tecnológica em outras cinco categorias. Neste ano, serão aportados R$ 53,6 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação investidos pelo SENAI, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Os projetos serão selecionados com base em critérios como o potencial de inovação e de comercialização do produto ou do processo.