09/03/17 11h43

Projeto pretende capacitar executivos para mentoria de startups

Agência CT&I

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) começou a estruturar um projeto que tem como objetivo capacitar gestores de grandes empresas para atuarem como mentores de empreendedores e startups. Para isso, a Anpei pretende realizar workshops e trazer especialistas para compartilhar suas experiências.

“Essa é uma iniciativa recente da associação e ainda não terminamos o planejamento. Mas podemos adiantar que vamos estruturar um curso de mentoria para gestores de grandes empresas. O intuito é sensibilizá-los e gerar conhecimento sobre o termo empreendedorismo em corporate venture”, disse a secretária executiva da Anpei, Marcela Gentil Flores.

Segundo a secretária, 90% das associadas são grandes empresas. Mas, nesse âmbito de mentorias, a Anpei tem percebido uma dificuldade por parte dos gestores. “Em 2014, o governo veio à Anpei para convidar executivos de grandes empresas para participar como mentores do Inovativa Brasil, um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil. Fizemos o convite e percebemos um grande interesse por parte dos gestores, no entanto, também vimos que existiam algumas dúvidas quanto ao mundo do empreendedorismo e das startups”, informou.

Para Marcela Flores, a iniciativa será um “ativo essencial para beneficiar o ecossistema empreendedor como um todo”. Por isso, a Anpei tem buscado parceiros na fase de construção do projeto, para apontar quais são as principais dificuldades das grandes empresas quando o assunto é mentoria, empreendorismo e corporate venture.