16/10/17 14h28

Projeto da American Airlines em Guarulhos conta com apoio da Investe São Paulo

Empreendimento envolve investimento de US$ 100 milhões entre a construção e a compra de equipamentos para hangar de manutenção que acomodará dois jatos

Investe SP
Download Divulgação

Este será o primeiro hangar da empresa fora dos Estados Unidos

A Investe São Paulo oficializou nesta quinta-feira, 5 de outubro, a parceria com a American Airlines firmada desde março deste ano para a construção do primeiro hangar da empresa fora dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O anúncio foi feito após o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação civil autorizar a celebração de contrato de 39 anos entre a concessionária do aeroporto e a companhia de aviação americana. O projeto prevê investimento de mais de US$ 100 milhões entre a construção do local e a compra de equipamentos.

“Temos ajudado a American Airlines principalmente no relacionamento com entidades públicas, como a Prefeitura, e outras instituições ligadas a questões de infraestrutura e licenciamento ambiental do projeto”, explicou o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Investe SP, Sérgio Costa.

Segundo ele, a equipe da Agência ainda terá um extenso trabalho junto à empresa americana para o sucesso do empreendimento. As obras estão previstas para terminar em meados de 2018.

O hangar será instalado na planta da antiga Vasp que tem cerca de 38 mil metros quadrados. Seu objetivo será realizar a manutenção de aeronaves e testes de giro de motor, estabelecendo uma base para as operações da empresa na América do Sul.

Atualmente, a companhia realiza de quatro a cinco manutenções de linha em seus aviões que ficam parados em Guarulhos por cerca de 14 horas.

"Nossa equipe que realiza a manutenção dos aviões está sujeita ao calor, a chuva e qualquer outra adversidade causada pela mudança no clima. Por isso, esse hangar será importante para a equipe", disse ao Valor Econômico Mario Paredes, diretor da linha de manutenção da American Airlines no México, Caribe e América Latina. 

Em nota à revista Istoé, o CEO do GRU Airport, Gustavo Figueiredo, afirmou que a decisão da American Airlines sinaliza a possibilidade de aumento do número de voos da companhia aos Estados Unidos no médio prazo, além de reforçar a sinergia entre as aéreas que integram a Aliança Oneworld e operam no aeroporto (Qatar Airways, Latam, British Airways, Iberia e American Airlines). O consórcio também destaca que, no curto prazo, o novo hangar deve gerar dezenas de empregos, além de know-how em manutenção na área de aviação para o Brasil.

Sobre a American Airlines

O grupo American Airlines é uma das maiores companhias aéreas que operam no Brasil, oferecendo a maior quantidade de voos para os Estados Unidos no País. A empresa oferece mais de 74 voos por semana saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.