24/04/17 14h22

Programa apoia startups com projetos de nanotecnologia

Agência CT&I

Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apoiará duas startups integrantes de projetos da Rede AgroNano, coordenada pela Embrapa Instrumentação - com a participação de 17 Centros de Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e grupos de 40 universidades.

O programa apoia pequenas empresas, com até 250 empregados, sediadas no estado de São Paulo, para o desenvolvimento de pesquisa tecnológica no ambiente empresarial, sem contrapartida. A Domínio Tecnologia Química Ltda., com sede em Pindorama, e a Hyco Compostos Híbridos Eireli, de São Carlos, receberão até R$ 200 mil para um período de nove meses, com possibilidade de uma segunda fase de financiamento.

No caso da Domínio Tecnologia, o projeto se refere ao desenvolvimento de nanocompósitos para veiculação de fertilizantes. Em relação à Hyco, será um projeto de desenvolvimento de compósitos híbridos com fibras naturais.

A parte experimental dos dois projetos será desenvolvida em parceria com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA) da Embrapa, de atuação multiusuários, em São Carlos, que é um dos oito laboratórios estratégicos do SISNano (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) – único no país com atuação específica para o agronegócio.

“É extremamente gratificante verificar, justamente em 2017, quando a Rede AgroNano completa 10 anos, que as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa, universidades e parceiros estão gerando startups para o agronegócio”, comenta o pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, fundador da Rede AgroNano.