08/04/14 17h19

Presidente da Investe SP participa de fórum econômico internacional

Estado manda representante ao International Economic Fórum of the Americas pela primeira vez; seminário está sendo realizado em Palm Beach, nos EUA

Investe São Paulo

O presidente da Investe SP, Luciano Almeida, participou na última terça-feira, 4 de abril, do painel “Novo mapa do comércio exterior: navegando nas rotas globais de amanhã” dentro do Fórum Internacional das Américas (Forum Americas), realizado este ano na cidade de Palm Beach, nos Estados Unidos.

Em sua vigésima edição, foi a primeira vez que o evento contou com a presença de um representante do Governo do Estado de São Paulo.

“A cada ano,a Investe SP assina mais acordos comerciais com um número cada vez maior de regiões do globo que são estratégicas para o Brasil e, principalmente, para o Estado de São Paulo. Isso significa que existe uma tendência de que o comércio internacional seja guiado não só por acordos entre países, mas também por relacionamentos diretos entre estados, províncias e municípios’, disse Almeida.

A plenária discutiu como os acordos regionais e de livre comércio refletem sobre os novos relacionamentos comerciais que têm sido criados nos últimos anos. A ideia era discutir quais serão os novos pontos principais de comércio do planeta e como os governos nacionais devem se posicionar com relação a câmbio e taxas alfandegárias.

O presidente da Palm Beach Atlantic University, William M. B. Fleming Jr é quem presidiu a plenária, moderada pelo ex Embaixador do Canadá para o Egito, Indonésia e Paquistão.

Junto com o presidente da Investe SP participaram do painel o diretor geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), David Stark, o diretor do porto de Miami (PortMiami), Bill Johnson, o representante de Israel na Organização das Nações Unidas (ONU), Ron Prosor, e Karlm Helai, diretor de diversas empresas egípcias e presidente da Associação de Negócios da Ásia e do Egito (AEBA).

Durante os dois dias de Fórum, Luciano Almeida realizou diversas reuniões bilaterais com empreendedores, jornalistas e presidentes de associações empresariais. O objetivo era promover o Estado de São Paulo como destino de investimentos e os serviços da Investe SP. A promoção inclui também a assinatura de memorando de entendimentos com o presidente da Câmara de Comércio de Ontário, estado canadense.

Sobre o evento
O Palm Beach Strategic Forum é realizado pelo International Economic Forum das Américas. Seu objetivo é reunir economistas, empresários e governantes para discutir desafios da nova ordem econômica, focando principalmente no papel das américas no comércio global. Em 2014, ele foi realizado nos dias 6 e 7 de abril.

O fórum também é uma plataforma para que empresários encontrem-se e façam novos negócios em diversos setores, principalmente no setor financeiro.

Investe SP participa de evento do setor aeroespacial na França

Palestra apresenta São Paulo a empresas austríacas