13/01/15 13h56

Prefeitura de Jundiaí anuncia Parque Tecnológico finalizado em dois anos

Parque será construído em uma área de quase 216 mil m². Obras têm previsão de início entre fevereiro e março.

G1

Em cerimônia realizada, no último dia 15, na Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho foi anunciada a doação de uma área de quase 216 mil m² da instituição para a Prefeitura de Jundiaí. O objetivo é a construção do Parque Tecnológico na região do Fazenda Grande.

As obras têm previsão de início entre fevereiro e março de 2015 e finalização para novembro de 2016. O projeto representa o maior esforço da história da cidade em reunir – em uma mesma área – centenas de empresas de base tecnológica e departamentos de inovação e pesquisa, com objetivo de desenvolvimento social. A área vai integrar ainda a iniciativa privada, instituições de ensino acadêmico e o poder público em uma mesma sinergia.

“É um passo decisivo para se pensar o futuro. A tecnologia e a inovação como ferramentas de desenvolvimento social. Foi um desafio buscar na cidade uma área com mais de 200 mil m² para o projeto, como determina o Estado. A Fundação Cintra Gordinho mostrou-se desprendida, e conseguimos agilizar o trâmite de doação rapidamente”, disse o prefeito Pedro Bigardi, pouco antes de assinar a escritura.

“A concretização do Parque Tecnológico é pensar além nesta área do conhecimento. Traz receita para a cidade, gera emprego e oportunidades, e coloca a tecnologia e a inovação a serviço do aumento da qualidade de vida da comunidade”, garantiu o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e tecnologia, Marcelo Cereser.

Na ocasião, o presidente da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, Ismar Augusto Procópio de Oliveira, destacou que “o projeto é espetacular, porque coloca Jundiaí entre as cidades que adotam a vanguarda da tecnologia como porta de saída para um Brasil melhor e mais justo”. E lembrou ainda que “o Parque será um aglutinador, um campo de diálogo entre diversos setores da sociedade”.

Já o subsecretário da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fernando Batolla Jr, não escondia a surpresa em relação à rapidez do desdobramento do processo. “A regularização da área pode levar muito tempo, mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia conseguiu sanear tudo em pouquíssimo tempo. Da formatação documental à assinatura de doação do terreno, foi tudo em tempo recorde, o que mostra o empenho do secretário e de seus diretores.” Ainda para o subsecretário, “o fato de a Prefeitura instalar a Incubadora de Empresas dentro do Parque é um arranjo dos mais interessantes, porque cria uma ligação direta entre os atores envolvidos”, acrescenta.

O Parque Tecnológico

Em capacidade máxima, o futuro local poderá receber uma média de 2,5 mil pessoas em seu interior, junto de 300 empresas das áreas de tecnologia e inovação. A novidade pretende estimular a competitividade e aumentar a produtividade dessas empresas, cujas atividades estejam fundadas no conhecimento e na inovação tecnológica, com atração de investimentos, geração de emprego e renda.

O investimento financeiro é de R$ 19 milhões (R$ 1 milhão em 2014, R$ 3 milhões em 2015 e R$ 15 milhões em 2016), conquistados junto ao Governo do Estado. A contrapartida da Prefeitura é o investimento econômico, que significa a doação do terreno terraplanado.

A linha de crédito junto ao Governo do Estado foi conquistada em 2013, por meio da Diretoria de Fomento à Ciência e Tecnologia. O presidente do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Dimas Gonçalves explica que a cidade teve de atender a uma série de protocolos legais para alcançar a liberação financeira. “O dinheiro estava lá, e apenas aguardava um bom projeto para ser aplicado. O próprio Governo do Estado nos disse que não havia sido procurado nos últimos anos para investir em Jundiaí. Em um ano, finalizamos todo o projeto, que tem mais de 2 mil páginas, e conseguimos esse importante aporte para a cidade.” Para Dimas, o esforço é pequeno frente aos impactos positivos que o Parque trará à cidade. “Inovação não é só construir o Parque Tecnológico. Inovação é mudar uma comunidade inteira.”