26/01/17 11h11

Prefeitura de Guarulhos e Investe SP desenvolvem agenda de apoio a exportações e investimentos na Cidade

Reunião realizada na Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação do Município aproxima equipes e inicia trabalho conjunto entre as instituições

Investe São Paulo
Download Marina Guimarães/ISP

A ideia da prefeitura é aproximar mais os empresários da cidade aos serviços oferecidos pela Investe SP

Uma equipe da Investe São Paulo foi recebida nesta terça-feira, 24 de janeiro, pelo gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI).

O encontro teve o objetivo de discutir ações conjuntas para serem promovidas nos próximos meses entre a pasta e a Agência estadual de forma a aproximar os empresários da cidade dos serviços oferecidos pela Investe SP. A instituição é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, a cargo do vice-governador do Estado, Márcio França.

“Grande parte do nosso trabalho depende da cooperação das prefeituras, porque são elas que têm o contato direto com os empresários – seja para incentivar expansões, exportações ou novos investimentos. Guarulhos é um grande portal de entrada e saída da América Latina, e é importante que todas as esferas de governo trabalhem juntas para contribuir para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe SP.

Acompanhado também pelo analista de Investimentos da Agência, Rafael Murgi, Costa apresentou alguns dos serviços oferecidos para empresas interessadas em internacionalizar-se, como o Poupatempo do Exportador e o Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

A ideia é que seja realizada, ainda neste trimestre, uma edição do SP Export em Guarulhos, oferecendo aos empresários da região uma oportunidade de ter atendimento direto com diversas instituições e serviços úteis para quem quer iniciar a exportação de produtos paulistas.

O secretário de Desenvolvimento Rodrigo Barros, por sua vez, apresentou todo o projeto estratégico da pasta para os próximos quatro anos, inclusive o incentivo à criação de clusters industriais na cidade e de renovação dos serviços existentes de apoio ao empreendedorismo.

“Com relação à internacionalização das empresas, queremos estudar e nos relacionar com as cidades vizinhas a Guarulhos e criar um corredor de exportações ligando a região a pontos logísticos fundamentais como o aeroporto de Viracopos, São Sebastião e Santos”, afirmou.

O gestor esteve na reunião acompanhado por Adam Akhiro, diretor de Relações Industriais e Comerciais e do diretor de Tecnologia da pasta. Juntos, eles organizaram uma agenda de trabalho com uma série de ações colaborativas que serão realizadas entre a Investe SP e a prefeitura para incentivar o desenvolvimento econômico da região.