02/05/16 16h26

Prefeito da City of London inicia missão ao Brasil por visita à Investe São Paulo

Presidente da agência paulista apresenta potencial do Estado de SP e discute como promover a região para o centro financeiro londrino

Investe SP com informações da UKTI
Download Francisco Rosa/ISP

Segundo o Lord Mayor, o Estado apresenta diversas oportunidades para empresas britânicas

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, recebeu na manhã desta segunda-feira, 2 de maio, o chefe (Lord Mayor) da City of London Jeffrey Mountevans na sede da Agência. A City of London é o distrito financeiro de Londres, e enviou uma delegação ao Brasil para estreitar as relações entre empresas britânicas e brasileiras.

Durante o encontro, Quirós falou aos ingleses sobre a importância econômica do Estado de São Paulo dentro do continente, apresentando também o modelo de parcerias público-privadas (PPPs) utilizado no Estado e que pode ser de grande interesse para as empresas de serviços financeiros londrinas.

“As empresas que entram na América Latina costumam estabelecer-se primeiro em São Paulo, que é um hub tanto logístico quanto de serviços para o continente”, explicou Quirós. O executivo pediu a Mountevans que enviasse uma lista de empresas que poderia ter interesse nos projetos de PPP e concessão disponíveis no Estado.

“Precisamos levar os dados que vocês nos mostraram para os empresários da City of London, que tem hoje pouco conhecimento o Estado de São Paulo. Com certeza a janela de oportunidades é enorme”, disse o Lord Mayor. Ele lembrou também que uma das grandes especialidades das empresas britânicas é transferir conhecimento, o que poderia ser de grande utilidade para o Brasil.

A delegação realiza ainda reuniões com outras instituições brasileiras, com o objetivo de discutir ativos e a promoção da expertise britânica em gestão de finanças. “O Reino Unido é o maior centro europeu de gestão de investimentos, gerenciando cerca de £2,2 trilhões (aproximadamente 12 trilhões de reais) em nome de clientes estrangeiros. É um destino extremamente atraente para fundos institucionais, bem como para famílias e indivíduos que procuram um ambiente de investimento seguro e estável”, disse Mountevans.

Ainda na cidade de São Paulo, ele presidirá discussões sobre Fintechs. “Temos uma oportunidade incrível para o Reino Unido e o Brasil trabalharem juntos – como Londres tem um fácil acesso a talentos mundiais e uma cultura de inovação e o Brasil tem um interesse cada vez maior nesta área, os dois países são parceiros naturais. O Reino Unido é considerado uma capital global na área de Fintech, só no ano passado gerou uma receita de £ 6,6 bilhões (cerca de 36 bilhões de reais) nesta área”, disse.

No Rio, ele visita a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência aberta, capitalização e resseguro, e em Belo Horizonte se reunirá com empresas para discutir o mercado de seguro e resseguro nas áreas de mineração, energia e agricultura. Ele também vai abordar as oportunidades em Minas Gerais para o setor de mineração nos mercados de capitais, e como resultado do Diálogo Econômico-Financeiro realizado em Londres em 2015, haverá também uma discussão para alinhar os próximos passos da força tarefa UK-Brazil na área de seguros.

Download Francisco Rosa/ISP

A City of London é a região que concentra os bancos e empresas de serviços financeiros em Londres