23/11/17 14h13

Porto de São Sebastião vai adquirir scanner para aumentar segurança

Governo estadual de SP autoriza aquisição de equipamento que vai contribuir também para reduzir tempo de liberação de mercadorias

Portal do Governo do Estado de São Paulo

A Companhia Docas de São Sebastião que administra o porto no Litoral Norte paulista deve publicar ainda este mês o edital de licitação pública para aquisição e operação de uma máquina de scanner.

O equipamento capaz de visualizar os conteúdo de mercadorias transportadas em contêineres pelos caminhões, vai contribuir para aperfeiçoar a fiscalização das operações de importação e exportação.

No dia 18 de novembro último, foi publicado no Diário Oficial do Estado decreto do governador Geraldo Alckmin autorizando a liberação de recursos de R$ 6 milhões para aquisição do scanner.

A máquina será a primeira a ser utilizada pelo Porto de São Sebastião. Ela vai aumentar a segurança das operações, tornar mais eficiente a fiscalização e reduzir o tempo de liberação das mercadorias para importação, exportação ou cabotagem.

As imagens captadas pelo scanner serão enviadas diretamente dos contêineres transportados pelos caminhões para a Receita Federal, que vai analisar se a mercadoria está de acordo com a legislação.

O investimento vai tornar possível o tráfego de outros tipos de mercadorias pelo porto. Atualmente, são transportadas apenas contêiner de cargas de grande volume, como peças industriais, transformadores e máquinas pesadas. Com o scanner, o porto vai operar também com contêineres de cargas convencionais.

O Porto de São Sebastião, administrado pela Companhia Docas vinculada à Secretaria de Logística e Transportes, é o terceiro entre os 30 portos brasileiros, segundo o Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Também é o primeiro e único porto organizado a conquistar a Certificação Internacional ISO-14.001, que comprova a qualificação para todas as atividades de administração, exploração e operação.

Entre os principais produtos de importação que passam pelo Porto de São Sebastião estão sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos. Já os principais produtos de exportação são veículos, peças, máquinas e equipamentos.