09/12/13 11h28

Polypack espera dobrar de tamanho com o Inovar-Auto

Empresa nacional promove o ensaio de materiais plásticos para a indústria automobilística

AutomotiveBusiness

A Polypack, empresa 100% nacional especializada em ensaios de materiais plásticos para a indústria automobilística, espera mais do que dobrar de tamanho a curto prazo por efeito do Inovar-Auto. Com sede em São Carlos, no interior paulista, a organização aposta em uma intensa procura de seus serviços de suporte ao desenvolvimento de novos veículos e componentes, como resultado dos investimentos bilionários na indústria automobilística até 2017, ano final da política industrial para o setor automotivo que entrou em vigor este ano.

“Estamos de olho na nacionalização de peças e nos aportes em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que serão indispensáveis para o setor automotivo reduzir os patamares de IPI”, explica Jefter Nascimento, engenheiro e diretor da Polypack. Depois de investir R$ 2 milhões na aquisição de máquinas para dar suporte aos ensaios, com recursos próprios, ele se prepara para estruturar duas câmaras climáticas de grande porte (1,2 mil litros cada uma) utilizadas na avaliação de produtos plásticos e eletrônicos. Trata-se do quarto laboratório da empresa, que já consegue atender 85% dos ensaios dentro das normas de montadoras na área de plástico pintado. Os outros 15%, especialmente no campo das emissões e vibrações, são terceirizados.

A Polypack tem como principais concorrentes o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), o Senai Mario Amato, de São Bernardo do Campo (SP), e a Boma. Na carteira de 123 clientes, a grande maioria do setor automotivo, o destaque vai para Ford e Continental, mas estão na relação, direta ou indiretamente, Fiat, GM, Volkswagen, Mercedes, Mitsubishi, Renault, PSA Peugeot Citroën, Autometal, ITW, TRW, Componentes, Saargumi, Faurecia e, no segmento de materiais, Produmaster e Daicolor.

Laboratórios
Criada em 2000, a empresa trabalhou cinco anos utilizando serviços de terceiros para a realização de ensaios. Depois, instalou-se dentro da Universidade de São Carlos, de onde saiu em 2010, já com portfólio expressivo de clientes e equipamentos modernos para garantir a confiabilidade e precisão das análises realizadas. Sete profissionais, incluindo engenheiros, constituem sua equipe técnica.

O primeiro conjunto de equipamentos utilizados pela empresa tinha como objetivo analisar cor, brilho e envelhecimento acelerado de peças plásticas pintadas, incluindo o conhecido teste “12 meses Flórida”. Jefter revela que a cidade de São Carlos oferece o mesmo grau de insolação da Flórida, nos Estados Unidos, facilitando a execução das análises.

Com o incentivo da Continental, foi implantado um sistema para validação e homologação de airbags e veio a seguir um laboratório para medir impactos multiaxiais de alta velocidade, no qual dardos são arremessados contra as peças avaliadas para medição da energia absorvida. Foram adquiridas, recentemente, máquinas de ensaio universal para tração, flexão e fadiga em altas velocidades.

“Uma de nossas virtudes é a rapidez com que executamos os serviços. O cliente sempre tem pressa”, assegura Jefter. Ele admite que gostaria de ter laboratórios regionais, como no Nordeste, para atender sistemistas da Fiat e JAC Motors, que estão chegando. “Mas ainda não entendemos completamente como aproveitar os incentivos do Inovar-Auto para crescer forte”, admite.