23/10/14 14h31

Pirelli leva à Capital área administrativa

Diário do Grande ABC

A fabricante de pneus Pirelli está realocando na Capital suas áreas administrativa e comercial, que antes ficavam na unidade da companhia em Santo André. A intenção é ganhar sinergia para reduzir custos, ao reunir vários núcleos desses departamentos espalhados na fábrica e em escritório nas proximidades, segundo o diretor de recursos humanos da empresa para a América Latina, Giusepe Giorgi.

Recentemente, a companhia negou veementemente informação que chegou a circular nos bastidores políticos da cidade de que a fábrica seria fechada. Isso não ocorrerá, mas cerca de 320 funcionários dessas áreas da empresa, estão deixando a região para ir a São Paulo, incluindo efetivos e estagiários.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Borracheiros da Grande São Paulo e Região, Márcio Ferreira, afirma que essa decisão já tinha sido tomada pela direção da indústria no início do ano, mas cita que cerca de 2.500 funcionários da produção e de engenharia e desenvolvimento de pneus permanecem no município.

Giorgi confirma isso e salienta que engenharia, laboratórios e centro de tecnologia industrial, que também ficavam alocados em várias partes do complexo fabril da região, agora ficarão melhor instalados nesse local. “Tomamos a decisão de deixar a engenharia em Santo André, até para fortalecer os laços com a fábrica. A ideia é criar um fluxo de trabalho; hoje para fazer uma reunião de trabalho é preciso atravessar a avenida (a Avenida Alexandre de Gusmão, para ir a outro prédio do grupo)”, diz.

INVESTIMENTOS - O executivo ressalta que a fábrica segue com grande importância, sendo a única do grupo no País que faz pneus para agricultura, além de itens para caminhões e veículos fora de estrada. Recentemente recebeu investimento para a produção de pneus radiais de veículos de carga. A companhia tem ainda plano de investir nas quatro fábricas no Brasil (incluindo a do Grande ABC) mais R$ 1 bilhão até 2017.