12/04/17 12h24

Pesquisadores da USP descobrem que uso de luz infravermelha pode ajudar no tratamento da pneumonia

Bactérias de camundongos submetidos à técnica morreram

Diário de Franca

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, descobriram que a luz infravermelha pode ajudar no tratamento da pneumonia, dispensando o uso de antibióticos.

Durante três anos, membros do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Fizeram testes em animais doentes.

Os camundongos inalaram uma substância usada em exames de contraste. Depois, foram expostos à luz infravermelha por meia hora. O laser reagiu com a substância na região dos pulmões e matou as bactérias responsáveis pela pneumonia.

Com os resultados, o grupo se prepara agora para a nova fase. “Nos próximos cinco meses nós vamos iniciar os estudos clínicos, então a gente vai começar o tratamento de fato, de pacientes portadores de pneumonia”, afirmou a pesquisadora Natália Inada.

Impacto

A descoberta foi publicada na revista científica da Sociedade Americana de Fisiologia e representa uma nova forma de lidar com a pneumonia, já que, com os medicamentos convencionais, há o aumento da resistência das bactérias com o passar do tempo e com a luz isso não acontece.

Para o pneumologista Lennon Tiossi, a descoberta é uma esperança no sentido de evitar o uso exagerado de medicamentos. “Até os antibióticos que hoje são considerados ‘top de linha’ para tratamento de certo tipo de pneumonia estão fazendo efeito muito inferior e até perdendo o seu efeito devido ao uso indiscriminado”, avaliou.