24/08/17 14h02

Pequenos produtores da Região começam a exportar frutas

Jornal de Jundiaí

Com dois exemplos de sucesso, a Região de Jundiaí começa a explorar seu potencial como exportador de frutas. Recentemente, um produtor de atemoia de Jarinu e outro de figo, de Louveira, iniciaram o processo e estão provando que, apesar do produto perecível, é possível trabalhar com exportação. Ambos já exportam em torno de uma tonelada por mês durante a safra. De acordo com o gerente regional do Sebrae-Jundiaí, Thiago Farias, atualmente a Região tem cerca de 250 pequenos negócios que exportam, em todos os setores, incluindo a agricultura.

“Temos pelo menos mil produtores que têm capacidade e qualidade para exportação”, afirma. Segundo ele, a Região tem um potencial imediato, em até seis meses, de aumentar em 10% o número de pequenos exportadores. Farias destaca que os agricultores de Jarinu e Louveira estão provando que é possível um pequeno produtor exportar. “Temos potencial para frutas como uva, limão, atemoia, maracujá, caqui, figo, entre outras.

E não é preciso um volume alto de produção”, garante, lembrando que os pequenos agricultores ainda conseguem agregar valor à produção com a exportação. “O mercado externo busca a brasilidade das frutas e paga mais por isso.” O gestor de Agronegócio do Sebrae-Jundiaí, Alonso Luiz da Silva, explica que hoje há uma facilidade porque esse trabalho é feito juntamente com as câmaras de comércio exterior de vários países. “Temos diversas demandas de países como Canadá, Espanha e Dubai.

Nosso objetivo é mostrar essa facilidade de exportação com as parcerias com essas câmaras para o pequeno e médio produtor”, diz. Alonso comenta que muitos produtores acreditam que o processo para exportação é difícil. “Temos que desmistificar essa visão e mostrar para o produtor de Jundiaí e Região que é possível, sim, exportar. Basta seguir alguns padrões, como embalagem, calibragem do tamanho ideal das frutas.

A maioria já faz isso, é só se adequar ao mercado e estará apto a exportar.” Para mostrar esse potencial aos produtores, o Sebrae-Jundiaí promove no dia 31 a palestra “Caminhos para a Exportação”. O evento contará com a participação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Ministério da Economia Industrial e de Competitividade da Espanha e Programa de Qualificação para Exportação. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 4523-4470.