06/10/16 18h19

Passo-a-passo da exportação é tema de capacitação do PEIEX

Evento teve como objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora de empresas paulistas

Investe São Paulo
Download Leonardo Mastelini/ISP

O evento reuniu mais de 50 empresários na sede da Abigraf

A Investe São Paulo realizou, nesta quarta-feira, 5  de outubro, mais uma etapa do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX). O evento, responsável por capacitar empreendedores para exportação e acesso a mercados internacionais, reuniu mais de 80 pessoas na sede da ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), na capital paulista.

Ministrado por Silvana Gomes, especialista em Gestão Empresarial e Comércio Exterior e coordenadora de Exportação da Investe São Paulo, o curso apresentou vantagens de se obter e expandir a cultura exportadora, além de explicar e debater detalhes de toda a operação. Fluxograma de processos, formação de preços, transportes intermodais, benefícios fiscais e logística internacional foram alguns dos temas discutidos durante o encontro, que teve duração de nove horas.

“O PEIEX tem contribuído para nossa estruturação do crescimento do processo produtivo”, disse o participante Felipe Carvalho, diretor de negócios da Music Kolor, maior empresa da América Latina especializada em pintura de instrumentos musicais. Segundo ele, a capacitação pode contribuir para aumentar seu volume de exportação para países como Estados Unidos, Reino Unido e Japão. “Com o PEIEX queremos escalar, estruturar isso melhor. Fazer grandes volumes para atender grandes volumes”, diz.

Na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro, diversos empresários do Peiex participaram também do workshop preparatório para a missão São Paulo-Argentina. Saiba mais sobre a ação.

Acompanhe a área de eventos da Investe São Paulo para saber dos próximos seminários de capacitação do programa. Todos tem as inscrições gratuitas, mesmo para quem não está inscrito no Peiex.

Sobre o PEIEX

O objetivo do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) é estimular a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas, qualificando e expandindo os mercados para as indústrias iniciantes ou já atuantes em comércio exterior.

As ações do PEIEX são desenvolvidas em regiões com grande concentração empresarial e incluem desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem exclusivamente do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas a informações e acesso a mercados, que são processos externos à empresa.

O projeto se insere no Plano Brasil Maior do governo federal para fortalecimento da indústria brasileira e incentivo à inovação tecnológica e ao comércio exterior. Na esfera federal, o PEIEX tem gestão da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). No Estado de São Paulo, a Investe SP lidera um dos seus núcleos operacionais. Para mais informações sobre o PEIEX, clique aqui.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação , o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), por meio de convênio.

Estão  incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros, seminários de capacitação e atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.