24/03/14 16h08

Parque Tecnológico de Ribeirão Preto será inaugurado na quarta-feira

Ribeirão Preto Online

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região, atraindo novas empresas, principalmente da área da saúde, será inaugurado nesta quarta-feira (26), o Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

A prefeita Dárcy Vera visitou na última sexta-feira (21), as instalações da unidade, criada em parceria com a Fipase (Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde), USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Além de impulsionar o desenvolvimento do segmento, o Supera Parque deve atrair empresas que realizem pesquisa e desenvolvimento e que invistam em produtos e processos inovadores nas áreas do complexo industrial da saúde, biotecnologia, tecnologia da informação e bioenergia.

“O parque tecnológico já conta com 32 empresas em processo de instalação. Isso representa a maturidade do trabalho realizado pela Fipase nos últimos 10 anos”, destaca a prefeita, lembrando que no ano de 2010 a entidade recebeu o prêmio de melhor incubadora do país.

Conforme explica o presidente do Conselho Curador da Fipase, Renato Pires, a Prefeitura tem investido anualmente cerca de R$ 4 milhões na Fipase, além de um investimento da ordem de aproximadamente R$ 2,5 milhões para a implantação da via e prolongamento do Parque Tecnológico, obra que está em execução.“Trata-se de uma agência de desenvolvimento científico e tecnológico, que tem gestão da Prefeitura. O Parque mudará o perfil econômico da cidade, que hoje tem relevância para o setor de comércio e serviços, e passa a atender novas indústrias”, afirma.

Além da incubadora do centro de tecnologia e do centro de negócios, já em operação, o Supera Parque deve abrigar centros de formação de mão de obra, empresas inovadoras e outros laboratórios de serviços tecnológicos. Com área de aproximadamente 300 mil metros quadrados, o Supera Parque está localizado no campus da USP Ribeirão Preto e foi o primeiro parque tecnológico com parceria da Universidade credenciado pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.

A Fundação, como gestora, já está instalada na área do Parque e reúne em um mesmo ambiente a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia e o Centro de Negócios.