13/01/15 13h59

Parceria de empresas e cientistas prospera

DCI

São Carlos - O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMeai), mantém parcerias com mais de 26 empresas e instituições, entre elas Embraer, Eletrobras, Oxiteno e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A instituição é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Durante a reunião de governança realizada em Campinas, o balanço das relações já estabelecidas pelo Centro com todas essas empresas e instituições foi um dos destaques dos debates.

Projetos simultâneos

"Atualmente, temos cerca de 30 projetos sendo desenvolvidos simultaneamente com essas empresas e instituições", explicou o diretor executivo de relações externas do CeMeai, Francisco Louzada Neto, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Ele acrescenta que há peculiaridades em cada um desses relacionamentos, "sendo que alguns são mais formais e outros mais informais". Na cidade, que está localizada a 230 quilômetros da capital, fica a sede do centro de pesquisa e inovação.

Interação com a indústria

Segundo Louzada, um dos principais papéis do CeMeai é facilitar a interação academia-indústria. "Ainda há muito o que aprendermos nessa frente de atuação, pois no Brasil há várias particularidades quando se estabelecem projetos envolvendo às universidades e as empresas", explica o professor, que também é coordenador de Transferência de Tecnologia do Centro.

Desafio é formalizar

Para Louzada, o desafio este ano será formalizar as parcerias já estabelecidas em caráter informal. Outra proposta que desponta para 2015 é a realização de um workshop de transferência tecnológica entre os vários Cepids sediados na região de São Carlos.

"Uma das metas do CeMeai é diminuir a dificuldade de interação entre a academia e o setor produtivo, um entrave muito comum em todo o mundo", frisa o diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMeai), José Alberto Cuminato

Quatro grandes áreas

Os cerca de 30 projetos que estão sendo realizados atualmente pelos pesquisadores que fazem parte do CeMeai podem ser agrupados em quatro grandes áreas: otimização aplicada e pesquisa operacional; inteligência computacional e engenharia de software; mecânica dos fluidos computacional; e avaliação de risco.

Publicações científicas

"A quantidade e a qualidade das nossas publicações científicas durante o primeiro ano de funcionamento do Centro foi muito expressiva", declarou o vice-diretor do CeMeai, José Mario Martinez, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp.

Workshops programados

Nesse campo, o desafio é aumentar a interação entre os pesquisadores do Centro, que fazem parte de diversas instituições do País.

Para isso, serão realizados workshops científicos. O primeiro está agendado para acontecer em fevereiro no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, em São José do Rio Preto.