21/03/07 14h20

Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart aceleram expansão

Valor Econômico - 21/03/2007

As "top 3", as três grandes do varejo brasileiro de alimentos - Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart - vão acelerar a expansão este ano para não correr o risco de perder participação de mercado. O Pão de Açúcar, que recebeu um novo financiamento do BNDES, no valor de US$ 89,2 milhões, anunciou ontem que prevê abrir 30 lojas em 2007, número quase 45% maior do que as 21 unidades inauguradas em 2006. O Carrefour pretende abrir entre 15 e 20 hipermercados ao longo do ano. A meta também é mais ambiciosa do que a de 2006, quando foram inauguradas 10 unidades neste formato. O plano não inclui os supermercados que devem ser abertos com a bandeira Carrefour Bairro (ex-Champion). Segundo uma porta-voz da multinacional francesa, estão programados investimentos de US$ 952,4 milhões no próximo triênio no Brasil, ou algo próximo a US$ 285,7 milhões e US$ 381 milhões por ano. Por muito tempo, o Pão de Açúcar e Carrefour dividiram a liderança do mercado. A partir de 2004, porém, um terceiro competidor entrou em cena: o Wal-Mart saltou da sétima para a terceira posição no ranking com a compra do Bompreço e do Sonae e já ameaça tirar o segundo lugar do Carrefour. Para 2007, o Wal-Mart já anunciou que planeja investir no Brasil cerca de US$ 476,2 milhões e dobrar o ritmo de inaugurações, que devem totalizar 28 unidades. Em 2006, foram abertas 14 unidades.