18/12/13 12h15

Oxiteno Amplia Investimento Para Inovação Em Petróleo & Gás

Por meio do programa Inova Brasil, da FINEP, empresa estabelece um centro de P&D que ficará focado em criar novas soluções para o mercado

Portal Segs

A Oxiteno, produtora global de tensoativos e especialidades químicas, iniciou o projeto de ampliar o seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para o mercado de Petróleo & Gás. O projeto tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e ampliar as competências da empresa para atender as novas demandas setoriais. O projeto será realizado com o incentivo do Governo Federal por meio do programa Inova Brasil – de apoio à inovação nas empresas brasileiras, da Agência Brasileira de Inovação FINEP.

A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para Oil & Gas da Oxiteno, Nádia Armelin, explica que a indústria de Petróleo e Gás, principalmente a nacional, devido ao advento do pré-sal, tem passado por fortes processos de mudanças. Por isso, o projeto, que envolve pesquisa, desenvolvimento e engenharia, será concebido de forma a atender as necessidades de crescimento e diferenciação da empresa nesse segmento, além de elevar a competitividade da indústria nacional. “Precisamos criar tecnologias inovadoras, que fortaleçam o crescimento industrial e garantam a continuidade de investimentos no Brasil, tornando-o cada vez mais competitivo”, afirma.

A Oxiteno já atua no fornecimento de produtos para as etapas de perfuração, completação e estimulação de poços petrolíferos e na produção e refino do produto e combustíveis.  Mas a empresa está apenas iniciando os investimentos para o setor. “Agora, vamos intensificar a nossa participação no mercado, com um investimento agressivo em P&D que se estenderá para os próximos três anos. Com isso, ampliaremos nossas competências para garantir o desenvolvimento de tecnologias-chave para o mercado de Petróleo e Gás”.

O projeto de ampliação do Centro de Pesquisa, localizado em Mauá (Grande São Paulo) permitirá, entre outros fatores, que a empresa desvincule a dependência de tecnologias internacionais para atender com mais agilidade ao setor. “Estabelecer um Centro de P&D em química de Petróleo em mercado nacional é um avanço setorial, pois desenvolveremos especialidades químicas e novas tecnologias com propriedade brasileira, o que garantirá para o mercado interno uma possível redução de custos e um estímulo ao avanço tecnológico do País, já que programamos realizar novos projetos em parceria com Instituições Científicas e Tecnológicas”, conta o gerente de Negócios para Oil & Gas, Alexandre Mesquita.

Sobre a FINEP
A FINEP - Agência Brasileira da Inovação é uma empresa pública vinculada ao MCTI, que possibilita o apoio financeiro a projetos que visam o desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços que ampliam a competitividade das empresas no âmbito local ou internacional. Criada em 24 de julho de 1967, a FINEP substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

Sobre a Oxiteno
A Oxiteno é uma empresa líder na produção de tensoativos e especialidades químicas que completa 40 anos em 2013. A companhia desenvolve tecnologias que atendem à necessidade de seus clientes e de diversos mercados, como Agrochemicals, Home Care and I & I, Oil & Gas, Paints & Coatings e Personal Care. Uma das empresas subsidiárias da Ultrapar, a Oxiteno está presente em nove países das Américas, Europa e Ásia e conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Estados Unidos, México, Uruguai e Venezuela e escritórios comerciais nesses países além de Argentina, Bélgica, China e Colômbia.