07/02/14 18h03

OSCAR DO DESIGN NACIONAL ABRE INSCRIÇÕES

Designers e Empresas brasileiros podem inscrever projetos e produtos pelo site www.ideabrasil.com.br

Ideia Brasil

Quando em 2008 a Associação Objeto Brasil trouxe para o país a única versão satélite do IDEA Awards - International Design Excellence Awards, tinha início uma trajetória complementar àquela que a associação já desenvolvia em prol do design brasileiro desde 1996.  Esse trabalho, cujo objetivo maior é a divulgação do design brasileiro no Brasil e no exterior, consolida-se com o grande indicador do estado da arte do design brasileiro. O prêmio é a versão nacional da mais importante premiação de design dos Estados Unidos, o IDEA Awards, criado há mais de 30 anos e um dos mais celebrados do mundo.

Nas seis edições da premiação já realizadas, contabilizam-se mais de 600 premiados e todos eles, dos estudantes às grandes empresas, tiveram suas trajetórias positivamente promovidas pela chancela do IDEA/Brasil e do IDEA Awards, com ampliação de visibilidade e geração de negócios.

Em 2013, o prêmio recebeu mais de 400 inscrições, incluindo a participação de designers renomados de empresas como Farné Design, Electrolux, Senai – PR, OVO Art, Inov Design Ana Berredo (joias), Ana Couto Design, Guto Índio da Costa, Alpargatas e Whirpool, que assina a coleção Brastemp You, com uma grande participação de novos talentos do setor - estudantes de todo o Brasil.

As inscrições para o prêmio IDEA/Brasil 2014 estão abertas e podem ser feitas através do site www.ideabrasil.com.br, que foi reformulado/aperfeiçoado para atender a uma crescente demanda por parte dos interessados. O prêmio é aberto a designers, empresas, estudantes, pesquisadores e criadores em geral, de todos os estados brasileiros. Todas as informações sobre o regulamento, e o calendário para as inscrições e as várias etapas do prêmio estão no novo site.

Os inscritos serão classificados em 24 categorias e julgados por expoentes do design brasileiro e convidadas personalidades reconhecidas internacionalmente, em duas etapas. Na primeira os jurados votarão online e, na segunda, a seleção será realizada durante exposição com os projetos que receberem as melhores pontuações, a ser realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo. A partir desta edição de 2014, está instituído um prêmio especial Professor no intuito de dar o merecido reconhecimento a um personagem fundamental na melhoria permanente dos futuros designers.

Os produtos e projetos premiados no IDEA/Brasil ficam habilitados a participar como finalistas no IDEA Awards norte-americano, podendo participar diretamente do júri internacional/presencial nos EUA, mediante pagamento de inscrição constante do regulamento.

Uma das inovações do IDEA/Brasil 2014 é o Prêmio Ouro – Destaque Especial Professor, que será entregue a um Educador pelo nosso júri internacional em reconhecimento à sua contribuição para o ensino do Design no país.

Joice Joppert Leal

Pioneira na promoção do design, Joice é fundadora e diretora-executiva da Associação Objeto Brasil, organização que promove o design no Brasil e no exterior. Além de sua função na associação, é curadora, editora de publicações sobre design e coordenadora geral do Prêmio IDEA/Brasil. Fundou o Instituto Brasil Criativo, onde atua como diretora de gestão e planejamento. Joice implantou e dirigiu por 20 anos o Departamento de Tecnologia e Núcleo de Desenho Industrial da FIESP.

Como Curadora, assinou diversas exposições de design no Brasil e em importantes espaços criativos de Tóquio, Lisboa, Milão, Roma, Buenos Aires, México, Londres, Seul.

Em São Paulo, organizou a exposição Design nos 500 Anos, na Pinacoteca do Estado e no Parque da Luz; Design Brasileiro, na Triennale de Milão; Design Brasileiro de Embalagens, em Tóquio;  A Marca Brasil – o Brasil como Marca, na Embaixada do Brasil em Roma; e duas salas especiais na I Bienal Brasileira de Design, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2006.

Joice Joppert Leal sistematizou seu conhecimento e sua atuação na área do design em diferentes livros publicados.