06/01/14 07h35

Obra do aeroporto da JHSF em São Roque começa em fevereiro

Empresa recebeu licença de instalação da Cetesb e prevê inauguração do aeroporto Catarina no 2º semestre de 2015

O Estado de S. Paulo

A JHSF começará a construir em fevereiro o Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque (SP), no km 6o da rodovia Castello Branco. A empresa informou ontem que recebeu a licença de instalação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(Cetesb), a última que faltava para iniciar as obras.

A previsão da JHSF é inaugurar a primeira fase do aeroporto no segundo semestre de 2015. 0 empreendimento abrirá com uma pista de 1.940 metros, cerca de 50 mil m2 de hangares e 50 mil m2 de pátios para aeronaves. "A expansão será feita conforme a demanda", disse o diretor de incorporações da JHSF, Rogério Lacerda.

A estimativa da empresa é de que o aeroporto Catarina receba 80 mil pousos e decolagens no primeiro ano de operação.

Na fase final, o aeroporto Catarina terá uma segunda pista e poderá receber cerca de 200 mil pousos ou decolagens por ano. O investimento no aeroporto deve somar R$ 500 milhões apenas na primeira fase e chegar R$ 1,2 bilhão na fase final, segundo estimativas de mercado.

O aval da Cetesb ao aeroporto da JHSF fez as ações da empresa dispararem na BM&F Bovespa. Os papéis da companhia fecharam com alta de 13,47% no pregão de ontem, quando o Ibovespa subiu 1,27%.

Mini cidade. O aeroporto foi projetado para receber apenas voos de aviação executiva e permitirá que empresários de São Paulo cheguem ao local em 12 minutos de helicóptero.

Ele faz parte do maior projeto imobiliário em desenvolvimento pela JHSF, que inclui outlet, hotel, torres comerciais e residenciais, centro de convenções e hospitalar. "É uma mini cidade. Esse projeto avança no conceito de complexos multiuso e traz como inovação o aeroporto executivo conectado aos demais empreendimentos", diz Lacerda. Segundo ele, todos os projetos são autossuficientes, mas ganham atratividade por estarem conectados.

A JHSF pretende inaugurar o outlet Catarina no primeiro semestre deste ano. O shopping terá 120 lojas e uma área bruta locável (ABL) de 25 mil m2. Ao todo, o complexo Catarina deve receber cerca de R$ 6 bilhões de investimentos da empresa e I de parceiros.

Outros projetos. A Secretaria de Aviação Civil (SÀC) publicou um decreto 110 fim de 2012 que permitiu a construção de aeroportos privados para aviação executiva. Além da JHSF, outras empresas têm planos para criar novos aeroportos no Estado de São Paulo.

A Harpia Logística, dos empresários André Skaf e Fernando Augusto Botelho, recebeu a autorização, da SAC para cons-trair um aeroporto em Parelheiros, na zona sul da capital paulista. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, no entanto, negou o pedido da Harpia de certidão de uso do solo para a construção de um aeroporto no local. O projeto está em análise na Cetesb.

As construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa também estudam a construção de um novo aeroporto no Estado, no município de Caieiras.