28/07/17 14h20

Novatos no mercado internacional crescem 205% nas cidades do Vale

Vale do Paraíba teve aumento neste ano na quantidade de empresas que enviaram seus produtos para além das fronteiras; no primeiro semestre do ano, balança comercial da RMVale registrou o superávit de US$ 2,9 bilhões

O Vale

O bom desempenho da Região Metropolitana do Vale do Paraíba na balança comercial nesse primeiro semestre do ano, que registrou superávit de US$ 2,9 bilhões, conta com a participação de empreendedores 'novatos' no mercado internacional.

A região do Vale do Paraíba teve um aumento de 205% na quantidade de empresas que enviaram seus produtos para além das fronteiras. Somente no mês passado, 61 empresas apostaram pela primeira vez no mercado externo, consolidando ainda que timidamente seus negócios fora do Brasil neste ano.

A proporção de novos empreendedores que mantém comércio exterior na RMVale é superior a média estadual, de 126%. São José dos Campos ganhou 20 novas empresas exportadoras. Jacareí registrou 10 novos fornecedores de produtos ao exterior e Taubaté, seis.

No total, a RMVale possui agora 379 empresas exportadoras. As informações são do Investe São Paulo, com base em informações disponíveis no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio).

"A ciência e a tecnologia desenvolvidas na região fazem com que ela seja constantemente procurada por investidores que utilizam o Estado de São Paulo como hub para a América Latina", avaliou o vice-governador e Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Márcio França.

"Quanto mais tem importação, mais as empresas estão produzindo", disse Fabiano de Sousa, ex-gerente do Ciesp de São José.

Balança deve continuar em alta com novas exportadoras

A expectativa é que a balança comercial continue favorável no Vale do Paraíba com a chegada de um volume ainda maior de novas empresas fazendo negócios no exterior, muitas delas pela primeira vez.

Isso graças ao apoio prestado por especialistas do Peiex (Projeto Extensão Industrial Exportadora São Paulo), projeto da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

O trabalho consiste em preparar as empresas brasileiras para que possam iniciar processo de exportação de seus produtos de forma planejada e segura. "Temos elementos consistentes para ampliar esses números, o câmbio e os produtos inovadores que a região produz são alguns deles", afirmou o embaixador Roberto Jaguaribe, presidente da Apex.