04/08/14 15h00

Metal One Shibaura inaugura nova fábrica na América Latina

Projeto assessorado pela Investe São Paulo vai gerar 80 empregos diretos; Produção foi iniciada em abril de 2014

Investe São Paulo

A empresa japonesa Metal One Shibaura Brasil (MOSB) inaugurou nesta segunda-feira, 4 de agosto, sua primeira planta na América Latina, localizada em Capivari, há cerca de 140 km da capital paulista. Foram investidos R$ 50 milhões pelo grupo, formado pelas empresas Metal One Corporation, Shibaura Holdings e Shibaura Shearing. A Investe São Paulo assessora o projeto desde junho de 2012, e colaborou com a empresa no processo de seleção de municípios, assessoria tributária e ambiental.

A fábrica está em operação desde abril, com a capacidade de processamento de 1.000 toneladas de chapas de aço por mês.O produto é vendido principalmente para a indústria  de máquinas e equipamentos de construção. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, o quadro de funcionários chegue a 80 pessoas.

“A rede de fornecedores para a indústria de máquinas e equipamentos no Estado de São Paulo é a mais completa do país. Com o início de produção da Metal One Shibaura Brasil essa rede fica mais extensa e completa”, explica o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida. Ele lembra que o Estado chegou a competir com Minas Gerais pelo investimento, mas a infraestrutura logística de São Paulo acabou trazendo o projeto para Capivari.

De acordo com a empresa japonesa, a demanda das empresas fabricantes de máquinas de construção tem crescido muito nos últimos anos, principalmente por conta de altos investimentos em infraestrutura.  Assim, replicando a experiência com China, Índia e Indonésia, a MOSB decidiu trazer uma fábrica para o País, com o objetivo de fornecer localmente para seus clientes que já estão em território brasileiro.

A planta de Capivari é o quarto centro de processamento da Metal One. Até então, as chapas de aço eram processadas em duas fábricas na China e uma na Índia. A  Shibaura Shearing, por sua vez, opera hoje em quatro plantas principais no Japão e uma subsidiária na Índia. Há também uma fábrica em construção na Indonésia. Dos R$ 50 milhões que foram investidos, 60% veio da Metal One e 40% do grupo Shibaura, sendo 25% da Shibaura Holdings e 15% da Shibaura Shearing.

 

Sobre a Metal One

A Metal One Corporation foi criada à partir da junção entre as Tradings companies  Mitsubishi Corporation e da Nisho-Iwai Corporation (agora Sojitz), realizada em janeiro de 2003. Seu objetivo é ser porta-estandarte do mercado de metais, com foco principalmente em aço. Com a visão de ser o “Metal Market Maker” – ou seja, “Produtor de mercado de metais”, a Metal One trabalha para revolucionar a cadeia de valor do metal.

 

Sobre a Shibaura Shearing

A Shibaura Shearing Co. Ltd pertence ao grupo Shibaura e foi fundada em 1932. A empresa é dedicada principalmente ao negócio de placas de aço para construções e máquinas. A companhia tem se esforçado para introduzir novas tecnologias em equipamentos para o processamento de placas de aço, como máquinas de corte, de cisalhamento automático, nivelamento, etc, melhorando suas habilidades técnicas para atender às demandas dos clientes.

 

 

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.