03/03/17 12h03

MCTIC e Ericsson firmam parceria para desenvolvimento de IoT em segurança pública

Agência CT&I

Uma carta de intenções foi assinada nesta semana por representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da empresa Ericsson, em Barcelona, na Espanha, durante o Mobile World Congress, evento mundial de tecnologia. A iniciativa prevê a participação de empresas, startups, operadoras e universidades na criação de um Polo de Inovação em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) para segurança pública, localizada em São José dos Campos (SP).

Segundo o secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, o objetivo é promover o uso da Internet das Coisas nas atividades de segurança pública. "Vamos convocar desenvolvedores para criar aplicativos para a área, chamar as universidades para participar desse desenvolvimento e convidar os gestores públicos para conhecer as ferramentas", informou.

Uma solução já existente em São José dos Campos conta com sistema de controle e monitoramento com 500 câmeras, integração de smart software e 205 quilômetros de cabos de fibra óptica. Com a parceria entre o MCTIC e a Ericsson, novas tecnologias devem ser desenvolvidas para aumentar a segurança de cidadãos, empresas e instituições.