31/08/17 16h17

Mais de 500 pessoas participam do 2º SP Conecta

Evento gratuito trouxe 42 expositores, 7 startups, painéis e palestras para conectar empreendedores com os principais agentes de apoio à inovação no Estado

Investe São Paulo
  • Download Chico Rosa

    O diretor da Investe São Paulo, Alvaro Savio, deu as boas vindas aos presentes

  • Download Chico Rosa

    O gerente do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo, Franklin Ribeiro, deixou as portas do parque abertas para outras iniciativas de apoio às startups

  • Download Chico Rosa

    O diretor da Catalonia Trade & Investment, Josep Buades, mostrou os incentivos disponíveis para startups voltadas ao tema smart cities

  • Download Chico Rosa

    O evento contou com 49 expositores de diversos setores

  • Download Chico Rosa

    Mais de 500 pessoas estiveram presentes no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo

  • Download Chico Rosa

    O primeiro painel do dia debateu os incentivos do setor público ao empreendedorismo e à inovação

  • Download Chico Rosa

    Os empreendedores puderam entrar em contato com diversos integrantes do ecossistema de apoio à inovação

  • Download Chico Rosa

    O vice-presidente de operações da Fenox Venture Capital, John Lim, falou sobre as principais tendências no mundo das startups

  • Download Chico Rosa

    A equipe da Investe São Paulo pode mostrar aos visitantes o trabalho de apoio aos investimentos prestado pela agência

  • Download Chico Rosa

    O tema da palestra final foi a internacionalização das startups

A Investe São Paulo realizou nesta quinta-feira, 31 de agosto, o 2º SP Conecta, evento que reuniu os diversos agentes de apoio à inovação, corporações, financiadoras e organizações internacionais para atender startups de forma gratuita na sede da Investe São Paulo, no Parque Tecnológico do Estado.

A edição desse ano contou com uma área de conexão com 42 instituições de apoio e sete startups durante a manhã, onde os empreendedores puderam estabelecer redes contatos, tirar dúvidas e troca ideias. Ao mesmo tempo, foi realizada uma programação com duas palestras e dois painéis.

Fizeram palestras Josep Buades, da Catalonia Trade & Investment, que mostrou os programas disponíveis para startups relacionadas à gestão inteligente de municípios na  região espanhola da Catalonia , e John Lim, vice-presidente de operações da Fenox Venture Capital.

À tarde, foi realizada a etapa regional sul-americana da Startup Worldcup 2018. Organizada pela Fenox Venture Capital, a competição mundial avalia startups de qualquer seguimento ao redor do mundo em regionais que culminam em uma final no vale do silício, onde o vencedor recebe a premiação de um milhão de dólares e mentoria. Esse ano, a comissão julgadora escolheu a TruckPad, plataforma que facilita a relação entre caminhoneiros autônomos e empresas.

Essa já é a segunda edição do evento, que em 2016 contou com a presença de 40 expositores. A nova versão trouxe um foco maior em internacionalização de negócios, com a presença de diversas câmaras de comércio e organizações diplomáticas estrangeiras que têm interesse em desenvolver ações conjuntas com empreendedores brasileiros.

“Temos ouvido muito sobre a importância de termos criado uma ação que reúne a comunidade empreendedora do Estado de forma simples e direta, favorecendo novas ideias e alavancando negócios. É uma oportunidade única”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe SP. A Agência de promoção de investimentos e exportações é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

A novidade desse ano foi a realização da etapa regional da Startup World Cup, que realizou sua etapa seletiva no Brasil. A competição mundial avalia startups de qualquer seguimento ao redor do mundo em regionais que culminam em uma final no vale do silício, onde o vencedor recebe a premiação de um milhão de dólares e mentoria. Organizado e financiado pela Fenox Venture Capital.

“Precisamos facilitar para que mais startups nasçam com o objetivo de competir em mercados internacionais. Além disso, queremos que os empreendedores conheçam os programas e os suportes que as organizações presentes no Estado de São Paulo podem oferecer. Nesse sentido, o evento e o mapa SP Conecta estão à disposição para que nosso Estado cresça nos rankings internacionais de ecossistema de startups”, afirmou Franklin Ribeiro, gerente de Investimentos da Agência Paulista.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado Márcio França elogiou a iniciativa: “ A Investe São Paulo está mais uma vez cumprindo seu papel de diminuir as distâncias entre entidades públicas e privadas, conjugando interesses e favorecendo o desenvolvimento econômico – dessa vez por meio da revolução que têm sido as startups”.

O SP Conecta foi criado à partir da necessidade de se criar novas conexões entre empreendedores, incubadoras, aceleradoras, acadêmicos, associações e governos para acelerar o desenvolvimento de startups paulistas. Além disso, pretende-se aproximar as startups de grandes empresas e corporações inovadoras.

A ação também resultou na criação do Mapa SP Conecta, uma ferramenta colaborativa onde as próprias instituições de apoio à inovação cadastram suas informações e ficam mais fácil de serem encontradas por quem precisa delas.

O evento de hoje contou com os seguintes expositores:

Entidades de apoio: Ahoy! Berlim SP; Baita Aceleradora; Brasil Júnior; BrazilLab; Bossa Nova Investimentos; Cubo; Endeavor Brasil; FIESP; GV Angels; House of Fintech; ITESCS - Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul; Kick Ventures; LatAm Startups; Startup Farm; SP Ventures; Quintessa;100 Open Startups e WhizHealth

Área Pública: ABDI; Apex-Brasil; Cietec, Fapesp, Investe SP, IPT, JUCESP,Parque Tecnológico de São José dos Campos, Pitch Gov SP, Sebrae- SP e USP

Financiadoras: BNDES, Desenvolve SP e Finep

Organizações internacionais: Amcham – Câmara Americana de Comércio; Business France; AHK – Câmara de Comércio Brasil-Alemanha; Catalonia Trade & Investment; Consulado Britânico de São Paulo; Embaixada da Espanha – ICEX e Invest Spain

Corporações; Basf, Braskem, Embraer S.A; Hospital Albert Einstein, Samsung e tegUP

Startups - Smart Cities: BusUp; Farmácia do Bem; Muove Brasil; Plataforma CittaMobi; Scipopulis e Quintessa