14/07/17 13h26

'Lei da Inovação' quer incentivar o surgimento de startups em São José

Governo municipal irá sancionar nos próximos dias a 'Lei da Inovação', aprovada por unanimidade na Câmara e que cria o Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável. As startups estão no foco

O Vale

A Prefeitura de São José dos Campos quer se tornar um celeiro para empresas inovadoras e criativas da cidade, as startups. Para tanto, irá sancionar a 'Lei da Inovação', aprovada na Câmara e que cria o Programa de Incentivo à Inovação Científica, Tecnológica e Sustentável.

Trata-se de uma forma de disciplinar e ampliar o diálogo e incentivo que a prefeitura pretende dar ao setor. A lei não prevê gastos públicos.

A prefeitura servirá como testadora de serviços e produtos inovadores e criativos que deem respostas a desafios da gestão pública. A ideia terá que ser aprovada por comissão da prefeitura, que contará com três representantes de secretarias.

Feito isso, o produto ou serviço, como um aplicativo, por exemplo, será testado na área em que foi desenvolvido, como educação, saúde ou meio ambiente.

Segundo Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, essa é a primeira etapa de diversas ações da prefeitura em apoio a empresas inovadoras e criativas.

"Queremos nos aproximar dessas empresas, testar suas criações, se devidamente aprovadas, e incentivar o surgimento de mais startups", disse.

Depois de ser testada pela prefeitura, a startup receberá um relatório sobre o seu produto ou serviço aplicado na gestão pública, podendo ser usado como atração para novos negócios.