14/08/17 14h27

Jundiaí caminha para ser um polo de tecnologia no País

Jornal de Jundiaí

Em meio a tantas demandas importantes que passam pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Lazer e Turismo (Ceclat), da Câmara de Jundiaí, os projetos com foco na qualificação e geração de emprego por meio do uso da tecnologia são os que mais chamam a atenção e podem modernizar a economia da cidade.

O exemplo mais recente lançado pela Prefeitura de Jundiaí é a TVTEC, considerada a primeira escola de tecnologias digitais e produção audiovisual pública-municipal. Os cursos são realizados em parceria com o Centro Paula Souza e funcionam nas instalações da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí (FTVE).

Nesta semana, a Unidade de Governo e Finanças e a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun) apresentaram a proposta do projeto Campus Jundiaí, que tem como objetivo principal criar uma nova onda de atração de investimentos produtivos para sustentar o crescimento econômico de Jundiaí e, desta forma, assegurar qualidade de vida aos moradores da cidade. A ideia é formar um novo ecossistema de inovação, associado ao Programa Jundiaí Cidade Inteligente.

Desde o final do mês passado, a administração pública passou a gerenciar a Incubadora Tecnológica de Jundiaí, que atualmente conta com 19 empresas incubadas e se prepara para receber mais duas novas empresas, que ainda dependem da aprovação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no próximo dia 22.

Já o projeto mais aguardado neste setor é o Parque Tecnológico, que deve ser implantado no bairro Fazenda Grande. O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, vereador Faouaz Taha (PSDB), informa que aguarda a apresentação do projeto pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (UGDCT) para organizar posteriormente um debate público na Câmara de Jundiaí.

“Acredito que estamos no caminho certo. Hoje, a tecnologia tem uma forte influência em nossa sociedade, a exemplo do uso do celular. Se o município não se preparar e se modernizar, ele vai ficar para trás”, declara Taha.

Educação e esportes

Os assuntos relacionados à educação e esportes possuem grande demanda dentro da comissão e exigem o trabalho de fiscalização por parte dos cinco vereadores que fazem parte do grupo de trabalho.

O vereador Faouaz Taha chama a atenção para as dificuldades financeiras que o Executivo está tendo para investir nestas áreas e diz que a Comissão está levantando os problemas no sentido de ajudar o Executivo a solucionar os impasses.

“Recebemos reclamações da população referentes aos cursos do Centro de Línguas e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Levamos estas queixas ao Poder Executivo e conseguimos acalmar os alunos”, cita como exemplo.