05/04/17 14h21

Jacareí empreendedora

Cidade se destaca pelas várias empresas e aproveita a receita que é gerada

Gazeta de Taubaté

Jacareí completa 365 de história neste dia 3 de abril e os moradores da cidade têm muito o que comemorar. Ao menos na economia, a terceira maior cidade da região apresenta números interessantes.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que cuida deste setor, atualmente a cidade tem 9.000 empresas cadastradas, entre indústrias, comércios, serviços» agronegócio, não considerando, porém, os autônomos e micro empreendedores individuais no município.

“Se considerarmos apenas empresas apresentadas no Relatório Gerador do ICMS temos cerca de 4.000 empresas apontadas nesse relatório, ano base de 2015", diz a Secretaria, em nota oficial.

Ainda de acordo com a Prefeitura, se forem considerados apenas o Valor Adicionado para a cidade, Jacareí teve R$ 9.252.880.492 com participação de empresas do segmento da indústria, comércio e também serviços.

Além dessa informação, para compor o total da receita do município e respectiva participação das indústrias, há necessidade de se considerar a participação quanto a tributos municipais como ITBI, ITU, IPTU, ISSQN e outras taxas diversas para todos os seguimentos.

Ao longo dos últimos anos, a cidade tem se tomado uma referência na economia do Vale do Paraíba.

Atualmente, o setor de serviços é quem mais gera receita para a cidade, de acordo com os dadas divulgadas pela Prefeitura de Jacareí.

Em segundo lugar aparece a indústria, que embora tenha perdido um pouco de espaço nos últimos anos, segue como uma das principais geradoras de renda para a cidade da região nos últimos anos.

O setor de comércio é a terceira principal fonte de arrecadação de Jacareí, seguindo ainda pela construção civil e por fim, o agronegócio, que também sempre foi importante para a cidade da região.

Atualmente, várias empresas importantes se instalaram ou estão se instalando no município nos próximos meses.

É o caso de nomes como a Sany, Plaza Shopping Jacareí Boulevard Jacareí, FestPan Produtos Alimentícios e a Spani Atacadista que em novembro inaugurou uma loja de grande porte na entrada da cidade, aumentando ainda mais a oferta de produtos e empregos para a cidade e região.

Apesar da crise que assola o país nos últimos anos, a Prefeitura de Jacareí espera que a cidade continue crescendo e gerando empregos e receitas para a população.

O atual secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Carlos Amagai, que assumiu a função no início deste ano, aposta no diálogo com os empresários locais pata seguir o desenvolvimento.

“Desde que assumi a SDE - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nosso foco é a geração de novos empregos para Jacareí", afirmou.

“Por orientação do nosso prefeito Izaías Santana (PSDB), ampliamos o diálogo com a atividade empresarial, com as entidades representativas, colocando sempre a SDE como parceira e facilitadora para os empreendedores crescerem junto com nossa cidade", afirmou o secretário ao O VALE, através da assessoria de imprensa da Prefeitura.