21/10/14 13h50

Itatiba terá parceria com o setor privado para a iluminação pública

Folha de S. Paulo

Faltando pouco mais de dois meses para que as prefeituras assumam a gestão dos sistemas de iluminação pública, mais um município vai recorrer ao setor privado para terceirizar a tarefa.

A Prefeitura de Itatiba (SP), na região de Campinas, lançará em novembro a licitação de uma parceria público-privada que inclui a iluminação e outros serviços, como a implantação de fibra óptica.

O negócio é estimado em R$ 122 milhões. A Fipe foi contratada para os estudos que precedem a disputa.

"A prefeitura não tem eletricistas nem estrutura para assumir a gestão da rede, que é extensa e complexa", afirma a secretária de Obras, Andrea Cruz Sanfins.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que os municípios devem se tornar responsáveis pelos ativos de iluminação após 31 de dezembro deste ano.

Hoje, o trabalho é das concessionárias de energia – em Itatiba, é feito pela CPFL.

A empresa que vencer a concorrência também terá de investir em outras áreas, como em 20 quilômetros de fibras ópticas para interligar prédios públicos e sistemas de semáforos "inteligentes".

"Como são atividades diversas, acreditamos que haverá o interesse de consórcios", diz Jefferson Cirne da Costa, secretário de Finanças.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura deverá lançar até o início de dezembro o edital da PPP de iluminação, que prevê cerca de R$ 2 bilhões em investimentos.