28/07/16 12h18

Representações diplomáticas de 45 países e organismos internacionais reúnem-se na Investe São Paulo

Evento foi realizado na sede da agência com a participação de diplomatas, presidentes de câmaras de comércio e até bancos internacionais

Investe SP
  • Download Francisco Rosa

Juan Quirós deu as boas vidas ao publico

• Download Francisco Rosa

"São Paulo tem muito a aprender com os outros países, mas também muito a ensinar", disse Ana Paula Fava

• Download Francisco Rosa

Francisco Luna falou sobre a trajetória da Investe SP e a importância de agências de promoção de investimento

• Download Marina Guimarães

Segundo Costa, os investidores ficam impressionados ao saber dados econômicos do Brasil

• Download Marina Guimarães

Ricardo Martins contou a história do investimento da Hyundai no Brasil, e reforçou a importância do trabalho da Investe SP no projeto

Ermínio Lucci explicou em detalhes o trabalho da Investe SP

Japão, México, Finlândia, Myanmar, Rússia, Holanda, Líbano, República Checa, Alemanha, Tunísia, Irlanda. Esses são alguns dos 45 países que estiveram representados no encontro “O Estado de São Paulo na atração de investimentos internacionais”, realizado pela Investe São Paulo na sede da Agência em 28 de julho.

O evento teve o objetivo de discutir o cenário da economia paulista e as políticas públicas adotadas para impulsioná-la, procurando avançar na agenda internacional do Estado.

“Nosso objetivo é mostrar que estamos sempre de portas abertas e prontos para atender empresas de todos os países de forma personalizada e excelente”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós, que deu as boas-vindas aos participantes durante o encontro.

A programação também incluiu palestras da Ana Paula, chefe da Assessoria Especial para Assuntos Internacional do Governo do Estado de São Paulo; do novo gerente geral do escritório da Apex-Brasil em São Paulo, Francisco Luna, e de dois diretores da Investe SP: Sérgio Costa e Ermínio Lucci.

Ana Paula Fava passou um panorama das ações internacionais realizadas pelo Governo nos últimos anos, e de que forma as entidades diplomáticas podem colaborar com esse quadro. “São Paulo tem muito a aprender com os outros países, mas também muito a ensinar”, disse.

O novo gerente da Apex em São Paulo disse que as parcerias coma Investe SP são muito importantes e lembrou que participou da criação da agência quando atuava na Secretaria de Planejamento do Governo de SP.

Sergio Costa mostrou os diferenciais econômicos e potenciais para investimentos do Estado de São Paulo: “Sabemos que uma empresa estrangeira, quando chega ao Brasil, precisa de um forte apoio de quem entende sobre o Estado e está pronto para dar atendimento de qualidade. E é isso que nós fazemos”, afirmou.

Já Ermínio Lucci mostrou o passo a passo de como são atendidos os projetos dentro da Investe São Paulo. “Nosso trabalho tem se aprimorado cada vez mais ao longo dos anos, e hoje nossa equipe está preparada para qualquer tipo de projeto”, explicou.

A última apresentação foi realizada por Ricardo Martins, diretor de Planejamento Estratégico Corporativo, Relações Governamentais e Recursos Humanos da Hyundai Motor do Brasil. Ele deu um depoimento sobre o atendimento recebido pela empresa para instalar em Piracicaba (SP) sua primeira fábrica brasileira.

“Quando prospectamos o Brasil para a nova unidade, considerávamos dois estados além de São Paulo. Mas eles não possuíam a mesma estrutura de apoio e análise que precisávamos para tomar a decisão. A Investe São Paulo foi à Coreia do Sul e sanou todas as dúvidas que tínhamos, possibilitando que transformássemos um business case em um business plan, atingindo o recorde de construir uma planta automotiva com parque de fornecedores em apenas dois anos”, declarou.

Atuação internacional

O evento faz parte de um conjunto de ações que têm sido implementadas pela Investe SP para reforçar os relacionamentos da Agência e do Estado de São Paulo com entidades internacionais que podem contribuir para a vinda de novos projetos.

O exemplo mais recente foi a assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Invest in Bavaria, agência de promoção de investimentos do governo bávaro. A Investe SP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico participaram da oitava edição da Cúpula de Líderes Regionais, em Munique, e aproveitaram para estreitar relações com outras instituições do País.

Também em Julho a Agência paulista realizou uma missão comercial para levar empreendedores paulistas para prospectarem novos mercados na Colômbia e no Peru. A estimativa é que mais de R$ 120 milhões em negócios tenham sido gerados. Na ocasião, foi também assinado memorando de atendimentos entre a Investe SP e a Câmara de Comércio de Lima.

Esse ano a Investe SP também recebeu delegações dos Emirados Árabes Unidos, da City of London, centro financeiro de Londres e do Omã, entre outros.