19/07/17 15h56

Investe SP participa de encontro de empreendedores em Praia Grande

Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento que contou com palestras e workshops de trocas de experiência

Investe São Paulo com informações da Prefeitura de Praia Grande

O diretor da Investe São Paulo Sérgio Costa foi um dos palestrantes de destaque do 2º Encontro Municipal do Empreendedor de Praia Grande, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Sedettra) do Município. O evento reuniu cerca de 400 pessoas no Palácio das Artes, nesta terça-feira (18).

Costa explicou o trabalho da Investe São Paulo e abriu um bate-papo sobre como as empresas podem aproveitar a infraestrutura do Estado para expandir-se. ”Agradecemos muito a parceria da prefeitura de nos ajudar a disponibilizar nossos serviços para mais empresas, tanto aquelas que querem expandir-se quanto as que pretendem exportar”, afirma.

O evento contou com dois estudos de caso: as palestras de Sônia Hess, presidente da camisaria Dudalina (2003 a 2015) e Thái Quang Nghiã, fundador da marca de sandálias ecológicas Goóc Eco Sandal.

Sônia Hess contou sua trajetória ao longo dos anos da marca criada por seus pais “Seu Duda” e Dona Adelina e as dificuldades até chegar à presidência da marca e fazer da Dudalina uma das principais empresas do ramo. “Meus pais sempre colocaram amor naquilo que faziam e não foi diferente na Dudalina. O amor sempre se estendeu aos funcionários, a quem sempre tratamos com carinho e respeito. O grande segredo desse sucesso foi o amor”, disse.

Já Thái Quang Nghiã, um vietnamita refugiado que chegou ao Brasil sem saber pronunciar uma só palavra em português, falou de sua história e de todo o sofrimento que passou em um local desconhecido e completamente sozinho. “Comecei com menos que zero, tive criar meu próprio dicionário, estudar muito, ler. Uma das coisas mais difíceis que passei foi quando comecei a conquistar as primeiras coisas e não tinha ninguém para me dar parabéns, pai, mãe, nada. Mais tarde, já com minha empresa consolidada, passei a pior fase de minha vida quando minha empresa pegou fogo: perdi material, maquinário e clientes, pois não consegui cumprir os prazos”, comentou.

Apesar de todas as dificuldades e percalços Thái Quang não desistiu e recomeçou do zero novamente. Atualmente, sua empresa está restabelecida no mercado e se transformou em exemplo de sustentabilidade para o mundo, já que utiliza borracha reciclada de pneus para produzir o solado dos calçados que vende.

Iniciativa- O 2º Encontro do Empreendedor é uma realização da Sedettra, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande (ACE), do Sistema Financeiro Cooperativo Sicoob Cooperace e Sebrae-SP, com o apoio da Investe-SP e agência Desenvolve-SP.

Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, o evento inspira e motiva os empreendedores da Cidade. “O empreendedor é um inovador, não pode entrar na zona de conforto, tem que buscar constante atualização. Fico feliz em ver tantas pessoas reunidas em busca de janelas de oportunidades. Não tenham medo de enfrentar as adversidades e não tenham medo de se reinventar”, disse aos presentes.
Os empresários e futuros empreendedores presentes saíram motivados das palestras. A estudante de gestão empresarial Maria dos Reis Chaves Ferreira explica que se sentiu muito emocionada ao ouvir histórias de pessoas que, como ela, não tinham grandes condições de investimento. “Percebi que esses empresários de sucesso começaram como eu me encontro hoje, sem recursos financeiros, apenas com vontade de fazer diferente, de empreender e de estudar a melhor maneira disso acontecer”.

Já Aurelina de Souza, que trabalha com venda roupas, sonha expandir o negócio e se tornar uma empresária de sucesso. “Esse evento está sendo muito importante pra mim, estou conhecendo muitas pessoas que poderão me ajudar e que eu também poderei ajudá-las de alguma maneira. Vendo esses exemplos tão próximos do nosso dia-a-dia fica ainda mais fácil acreditar em nós mesmos”, comentou.

O secretário adjunto da Sedettra, Itamar Marciano, comemora o resultado e acredita que o objetivo foi atingido. “Conseguimos passar a nossa mensagem aos empreendedores e futuros empresários de Praia Grande. A motivação e a valorização das pessoas, funcionários e consumidores, são o principal combustível para o sucesso”.

Os presentes puderam também conhecer o trabalho do Centro de Aprendizagem Metódica e Pratica de Praia Grande (Camp-PG) que promove e incentiva a contratação de menores aprendizes por empresários da cidade, da Desenvolve São Paulo e do Sicoob.