08/08/16 11h46

Empresários paulistas podem se inscrever na missão da Investe SP para aumentar negócios com a Argentina

Plano para intensificar comércio bilateral também inclui participação da agência paulista em evento de Buenos Aires

Investe São Paulo
Download Clóvis Vasconcellos/ISP

Ministro-chefe do presidente Macri, Marcos Peña (ao centro), recebeu Juan Quirós na Casa Rosada, em Buenos Aires


Empresários do Estado de São Paulo interessados em participar de uma missão para incentivar novos negócios com a Argentina podem entrar em contato com a Investe São Paulo, que promoverá o evento nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Buenos Aires.

Tratativas nesse sentido já começaram entre o presidente da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), Juan Quirós, e o ministro-chefe de Gabinete do Governo do presidente Maurício Macri, Marcos Peña, em audiência realizada na Casa Rosada, em Buenos Aires.

A Investe SP já promove consultas com compradores argentinos para definir as potencialidades. Os empresários paulistas interessados devem enviar e-mail para [email protected] ou [email protected]. A missão será nos moldes das já realizadas com sucesso na Colômbia e Peru, sempre em parceria com Apex-Brasil, e que já resultaram em bons negócios para os empresários participantes.

A Investe SP fará contatos prévios para a missão também no evento Argentina para o Mundo, promovido pelo presidente Maurício Macri, que vai atrair mais de mil empresários e investidores de vários países, entre os dias 12 e 15 de setembro, a Buenos Aires. Estarão presentes ministros e executivos de vários países.

O presidente da Investe Sao Paulo disse que os empresários paulistas acreditam na recuperação da economia Argentina e que o Estado de São Paulo, por sua boa governança e infraestrutura, tem conseguido atrair investimentos apesar da crise.

“O governador Geraldo Alckmin vê o mercado Argentino com grande entusiasmo, sobretudo agora com a política de abertura para o mundo do presidente Macri”, disse Quirós ao ministro-chefe de Gabinete do presidente argentino.

O ministro também se interessou em promover um encontro do presidente Macri com o governador Geraldo Alckmin em função do papel essencial do Estado de São Paulo nas relações econômicas com a Argentina. “Temos interesse em estreitar ainda mais as relações com São Paulo e certamente vamos estar presentes na missão que a Investe SP fará em Buenos Aires”, disse Marcos Peña.

A Argentina acompanha o desenrolar da situação institucional do Brasil com ansiedade. Houve uma queda de 15,7% nas vendas de produtos argentinos para o Brasil este ano em relação ao anterior. Já o Brasil registrou um superávit de 207 milhões de dólares no mês de julho no comércio com a Argentina. A expectativa é que o cenário deve melhorar nos próximos meses, com vantagens para os dois países.