14/10/16 14h49

Investe SP e Invest Argentina firmam acordo para incentivar negócios e gerar empregos

Termo de cooperação foi assinado em Buenos Aires durante 21º Meeting Internacional do Lide

Investe São Paulo
Clóvis Vasconcellos/ISP
Download

Acordo assinado entre Juan Quirós e Lorena Triaca pretende promover intercâmbio de conhecimentos e fomentar as atividades econômicas

A Investe São Paulo e a Invest Argentina assinaram, nesta sexta-feira (14), em Buenos Aires, acordo de cooperação econômica e comercial entre a República Argentina e o Estado de São Paulo que prevê fomento aos negócios, intercâmbio de conhecimentos e inúmeras ações para o incremento das relações entre argentinos e paulistas. O compromisso foi formalizado durante o 21º Meeting Internacional, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais – Lide, no Hotel Alvear.

O documento foi assinado pelo presidente da Investe SP, Juan Quirós, e por Lorena Triaca, diretora de Assuntos Legais da Invest Argentina, representando o presidente da agência portenha Juan Procaccini.

Na área de intercâmbio de conhecimentos, o acordo prevê publicações sobre os respectivos mercados; informações do marco normativo dos países sobre comércio e investimentos; conteúdos disponíveis em bibliotecas e das bases de dados próprias e também de outros mercados de interesse mútuo.

Já em relação ao fomento dos negócios, serão realizadas missões comerciais, com rodadas de negócios e visitas de empresários, e organização de seminários com a participação de especialistas. São Paulo e Argentina vão também articular programas de trabalho conjuntos. O acordo não representa encargos financeiros e terá a duração de três anos, com renovação automática.

Para Juan Quirós, a iniciativa vai gerar novos negócios entre São Paulo e Argentina, com o incremento do comércio exterior e a consequente geração de empregos. “Estamos, assim, atendendo determinação do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o vice-governador Márcio França, no sentido de gerar empregos e incentivar as pequenas e médias empresas paulistas”, comemorou.

Quirós tambem aproveitou a oportunidade para divulgar a missão comercial que a Investe São Paulo realizará de 2 a 4 de novembro, levando mais de 50 empresários paulistas para gerar negócios com empresas argentinas. Saiba mais sobre a ação neste link.

Temas de relevância para os dois países foram discutidos no evento, inclusive as oportunidades de investimento no Estado de São Paulo.

No painel A Nova Face da América do Sul, houve contribuição do brasileiro Marcos Troyjo, economista, diplomata e cientista social; de Orlando Ferreres, economista e presidente do Lide Economia Argentina e de Pérsio Arida,chairman do BTG Pactual. O moderador foi Luiz Fernando Furlan, chairman do Lide.

Já o tema A Integração Brasil e Argentina no Contexto do Mercosul foi debatido por: Fernando Furlan, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Luis Pagani, presidente do Grupo Arcor; e Roberto Giannetti da Fonseca, economista e vice-chairman do Lide, tendo como anfitrião João Carlos Braga, presidente da Whirlpool Latin America.

Participantes

Prestigiaram o evento: Alfonso Prat-Gay, ministro da Fazenda e Finanças da Argentina; Gustavo Santos, ministro de Turismo da Argentina; Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil do Brasil; Andrés Boeringer, secretário de Integração Produtiva do Ministério da Produção da Argentina; Gabriel Castelli, secretário de Articulação e Monitoramento dos Ministérios Institucionais do Desenvolvimento Social da Argentina; Fernando Furlan, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio do Brasil; Sergio Danese, embaixador do Brasil na Argentina; Marconi Perillo, governador de Goiás; Martha Luna, senadora argentina; Ana Amélia Lemos, senadora brasileira; José Aníbal, senador no Brasil; Elisa Carrió , deputada argentina; Herculano Passos e Pedro Vilella, deputados federais brasileiros; Luiz Fernando Furlan, chairman do Rodolfo de Felipe, presidente do Lide Argentina, e Gustavo Ene, CEO do Lide.