26/10/17 15h49

Investe SP capacita 46 prefeituras para atração de investimentos

Representantes participaram de evento na sede da agência para melhorar estratégias de desenvolvimento econômico e retenção de investimentos produtivos

Investe São Paulo
  • Download Chico Rosa

O diretor da Investe São Paulo, Álvaro Sávio, deu as boas vindas aos participantes

87 pessoas representando 42 municípios paulistas estiveram presentes no evento

• Download Divulgação

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, falou da importância do trabalho dos agentes locais na atração de empresas

• Download Chico Rosa

O gerente ambiental, José Pedro Fittipaldi, mostrou como são feitas as avaliações de terrenos pela equipe da agência

• Download Chico Rosa

O analista de investimentos, Rafael Rubim, mostrou o passo a passo de trabalho da equipe de atendimento a projetos

• Download Divulgação

A analista de comunicação, Marina Guimarães, mostrou como a parceria entre a agência e as equipes de comunicação municipais traz melhores resultados

Representantes de 46 cidades de diversas regiões do Estado de São Paulo estiveram nesta terça-feira, 26 de outubro, na sede da Investe São Paulo para o 3º Encontro Investe São Paulo e Municípios Paulistas para a Competitividade. O evento foi realizado pela Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade do Governo do Estado de São Paulo para que prefeitos, secretários e dirigentes municipais pudessem aprender as melhores práticas para atrair, reter e incentivar investimentos produtivos.

“Nossa equipe foi criada para trabalhar em parceria com cada um de vocês para certificar-se que a economia no Estado continue crescendo, gerando empregos e inovação. É na cidade que cada empresa se instala, e é com a prefeitura que ela trabalha em seu dia-a-dia. E são as prefeituras que fornecem para nós grande parte das informações estratégicas que oferecemos ao investidor durante o andamento dos projetos que recebemos”, explicou o diretor de desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais da Agência, Sérgio Costa.

A palestra dele seguiu as boas-vindas aos participantes dada pelo diretor de Administração e Finanças da Investe SP, Álvaro Sávio. Costa também explicou algumas estratégias básicas de atendimento a um potencial investidor e de atração de empreendimentos, utilizando inclusive sugestões elaboradas pelo Banco Mundial por meio do Global Investment Promotion Best Practices – GIPB (Melhores Práticas Globais de Atração de Investimentos).

“Um dos pontos a ser seguido é manter informações atualizadas sobre os principais setores econômicos do munícipio e região. Assim fica mais fácil mostrar a um potencial investidor as vantagens de se instalar um empreendimento no local” afirmou. Sua apresentação contemplou ainda informações sobre o programa de apoio às exportações realizado pela Agência, em parceria com a Apex-Brasil, o Peiex.

Em seguida, o quadro técnico de atendimento a projetos da Investe SP mostrou detalhadamente de que forma a Investe São Paulo e os municípios podem trabalhar de maneira conjunta no melhor atendimento ao empreendedor. Um dos destaques foi a apresentação da Area das Prefeituras, ferramenta criada pela Agência dentro de seu portal para que cada cidade possa cadastrar informações, terrenos e galpões disponíveis para investimentos.

Desde seu lançamento em 2016 até agora, 307 prefeituras cadastraram 972 áreas com potencial para investimentos produtivos, facilitando o acesso a essas informações pelos técnicos da Investe São Paulo. Com isso em mãos, os técnicos de atendimento a projetos conseguem oferecer mais opções para que o investidor opte por um local que seja vantajoso para suas necessidades, sejam elas de capital humano, logística ou infraestrutura.

Outras palestras abordaram ainda assuntos como incentivos tributários, aspectos que tornam galpões e terrenos vantajosos para os investidores, relacionamento de longo praso com empresa, confidencialidade, relacionamento com a imprensa, entre outros.

Confira os municípios presentes:

Aguaí Itanhaém Piracicaba
Americana Itapetininga Ribeirão Pires