06/06/17 14h57

Instituto Eldorado inaugura quatro novos ambientes tecnológicos

Agência CT&I

Na comemoração de 18 anos do início das atividades, o Instituto de Pesquisas Eldorado inaugurou quatro novos ambientes tecnológicos. Eles são chamados de: Espaço Startups; Imaging Lab; MIC - Microsoft Innovation Center; e Experience. O objetivo é ampliar o leque de atuação e negócios do instituto, reconhecido nos setores de tecnologia de informação (TI) e telecom.

 No Espaço Startups, o Eldorado investiu em sua infraestrutura tecnológica e criou uma iniciativa de inovação aberta e corporate garage, para auxiliar na aceleração tecnológica de startups. Em conjunto com a aceleradora Baita e empresas parceiras, o instituto pretende proporcionar um ambiente favorável e inovador para o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, com infraestrutura e consultoria necessárias para prover a transformação de temas e ideias em negócios.

 O Imaging Lab é uma parceria com a Motorola e conta com a ampliação da infraestrutura dedicada à pesquisa e desenvolvimento (P&D) em imagens digitais para câmeras de celulares do Hemisfério Sul. “Esse laboratório trabalha com a análise objetiva e subjetiva de qualidade de imagem, testes de funcionalidade, gestão de qualidade das câmeras, calibração de cores e ruído, e busca de soluções inteligentes utilizando técnicas de visão computacional e machine learning”, explica Jaylton Ferreira, superintendente do Eldorado.

 Já o MIC é uma parceria estratégica do Eldorado com a Microsoft, onde o instituto foi escolhido para ser a sede do Microsoft Innovation Center do estado de São Paulo. Os MICs são difusores locais de tecnologias inovadoras que apoiam e fomentam o ecossistema de desenvolvedores, industrial e de startups, acelerando o uso de novas tecnologias e ampliando a competitividade do setor. Também são pontos de encontro entre empresas, academia, empreendedores e desenvolvedores de novas tecnologias em geral.

Por fim, o Eldorado criou o Experience na unidade de Campinas. Trata-se de um ambiente voltado à exposição das expertises do instituto e uma oportunidade para que os potenciais parceiros construam, com os especialistas, soluções inovadoras e oportunidade de novos negócios.

“Estamos entrando em mercados como o de Agronegócio, Mineração, Petróleo e Gás, entre outros. Assim, por meio desse espaço, mostraremos nossos cases de sucesso e o know-how que temos em tecnologias emergentes, como IoT, Big Data, Analytics, entre outras, para expandir nossa atuação em novas verticais de negócios”, disse Jaylton sobre o Experience.

 Considerado um dos maiores centros de P&D do país, o Instituto de Pesquisas Eldorado teve nos últimos anos um aumento expressivo em seu faturamento, que saltou de R$ 91 milhões, em 2011, para R$ 181 milhões, em 2016. No mesmo período, o número de pesquisadores e desenvolvedores cresceu de 500 para mais de 800. No ano passado, o Eldorado executou mais de 140 projetos de P&D, com mais de 60 empresas, entre elas, Dell, IBM e Microsoft.